3/16/2016

Tenossinovite de Quervain

Nome complicado, eu sei. Mas a dor é terrível! Post sugerido pela leitora Amanda França, que está passando por isso.



Conceito técnico:

É a constrição dolorosa da bainha comum dos tendões do abdutor longo e extensor curto do polegar no punho (1º túnel dorsal do carpo).
(fonte: http://www.plamef.com.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=34:tenossinovite-ou-sindrome-de-de-quervain&catid=3:saude&Itemid=34)

Piorou? Vem cá que eu te explico melhor.
Conhecida também como dedo de gatilho, a tenossinovite acontece quando os músculos do dedão inflamam e se curvam, podendo ficar meio tortinho. O problema atinge, especificamente, o prolongamento entre punho e dedão, na musculatura.

Com essa inflamação e afastamento, fica complicado de realizar simples tarefas, como levantar uma colher, segurar o bebê ou pentear os cabelos.

Diagnóstico:

Radiografias, provas reumáticas e hemogramas também podem ajudar no diagnóstico. Além da percepção e conhecimento do médico. 

Causas:
Podem tanto ser pelo trabalho excessivo, pelas atividades repetitivas, pode ser também doenças metabólicas, como diabetes ou hipotireoidismo, ou inflamações não tratadas corretamente, como amigdalites ou otites.

Mas isso também acontece no pós parto. Sendo diagnosticado por alguns médico como "tendinite pós parto". É normalmente aparece de forma mais  intensa quando o bebê completa 3 meses. Aqui em casa foi com esse tempo, com essa amiga também. Eu precisei de anti-inflamatório, uso de munhequeira e de uma luva de imobilização, é limitar os movimentos, principalmente não carregar o bebê com o braço esquerdo por muito tempo. 

Isso acontece por que nosso corpo está se acostumando com os novos "exercícios" da maternidade (ninar, trocar fralda, banho, segurar o bebê) e também por conta dos hormônios. (Culpem os hormônios por tudo! Rs)

Nesse processo de dor, o deslize do dedo fica impossibilitado e as tarefas se tornam mais difíceis. A única forma de evitar um quadro desse problema articular e muscular é limitar movimentos repetitivos e não utilizar demais os tendões.

Para melhorar pode-se fazer também alguns exercícios de fisioterapia em casa, como abrir e fechar a mão numa bacia de água quente, depois água fria, massagens suaves com cremes/ pomadas a base de mentol ou eucalipto e repouso quando possível. 

Com o tempo a inflamação diminui e a dor melhora, normalmente quando o bebê completa seus 6 meses. 
Aqui foi com 7. Passou. De vez em quando ainda dói se abuso em algo. Mas o repouso já resolve. 

Dicas para ajudar com essa dor:

✔️ Utilize a almofada de amamentação para ter apoio. 
✔️ Se começar a doer, não espere doer mais, imobilize com uma munhequeira ou fala. 
✔️ Evite segurar o bebê sempre na mesma posição pr muito tempo.
✔️ faça movimentos circulares no pulso, de tempos em tempos, para ajudar a relaxar os ligamentos e músculos do punho. 
✔️ Use toda ajuda possível. 
Mamães precisam estar saudáveis para cuidar de seus babies. 

Fiquem tranquilas que passa. Mas em casos mais sérios, ou quando há atrofiamento do ligamento, existe cirurgia reparadora. 

Ficou com alguma dúvida? Mande pra nós!
Tem sugestão de post? Envie-nos um
E-mail! 

Beijinhos!! 

11 comentários :

  1. Nossa!! Eu estou com isso tbm!!!! O punho foi demais!! Vou marcar ortopedista!!! Ótimo post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas mães estão com esse problema. O bom é que logo passa! Converse com seu médico para ver a relação com a gestação. 😉 Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Descobri minha dor no pulso então!! Começou quando meu bebe tinha dois meses. Agora ele tem 5 e está melhorando! Mas dói mto mesmo. Até pra carregar ele tava difícil!! Vou compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário.
      Larissa, faça umas fisioterapias em casa mesmo. Pra ajudar na informação e melhorar a dor! Bjs!
      Volte sempre!

      Excluir
  3. Ai que tudo!! Achei!!!! Vou mostrar pro meu marido! To sentindo essa dor tem uma semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida leitora, veja com seu médico a possibilidade de tomar algum medicamento para ajudar na dor e na inflamação.
      Logo passará.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. A minha começou ainda na gravidez... Bem sutil e no pós parto piorou consideravelmente! Meu bebe esta com 4 meses e agora a dor esta diminuindo... Estava muito preocupada... Otimo post! Bgda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada querida!! Normalmente melhora com 5 ou 6 meses do bebê. Aqui foi assim. Théo completou 6 meses a dor melhorou mto! De vez em quando doi, mas aí dou uma maneirada no esforço rs. Melhoras pra vc mamãe! 😉😘

      Excluir
  5. O blog ta demais amiga. Parabéns!

    beijos

    Tri

    ResponderExcluir
  6. Tive isso já na gravidez. Meu médico me disse exatamente isso que vc falou, hormônios e tudo mais. Tomei ibuprofeno e fiz fisio com água quente e com gelo. Ajudou mto. Mas depois quando os bebês nasceram (mãe de gêmeos)! e completaram 2 meses piorou mtooo. Tive q usar tala, continuar com fisio e com os remédios. Foi bem difícil. Aí só passou quando fizeram 7 meses. Mto boas as dicas!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página