6/03/2016

Método nana nenê e eu

Muitas mães me perguntam como fiz para o Théo dormir a noite toda. Graças a Deus, desde recém-nascido ele demonstra gostar de dormir a noite, porém era só no peito que adormecia. Lendo sobre o assunto descobri o método Nana Nenê, muito usado aqui no Canadá. Então, no post de hoje vou contar minha experiência com o método Nana Nenê, que é descrito no livro de mesmo nome, um Best Seller mundial de autoria do médico especialista Dr. Eduard Estivill.



Eduard Estivill é um neuropediatra especializado em doenças do sono, que tem uma clínica em Barcelona e alguns livros publicados sobre o tema. ele se tornou famoso ao publicar esse livro, que resumidamente ensina os pais a ‘treinarem’ seus filhos para dormirem a noite toda. a polêmica principal consiste na ideia propagada por ele de que, se a criança chorar por não querer dormir sozinha, os pais devem ‘ensiná-la’ que seu choro não vai adiantar e devem deixá-la chorando em seu berço até pegar no sono sozinha.

Pronta para conhecer este método?

O Nana Nenê foi desenvolvido para ajudar nos problemas de insônia em bebês partindo do princípio de que a rotina é a chave para ajudar no equilíbrio da fisiologia do sono dos pequenos e fazer com que eles durmam melhor.

Preciso já avisar que, por ser um método um tanto quanto rígido, nem todas as mães aceitam ou conseguem segui-lo, principalmente porque o Nana Nenê indica que caso seja necessário, você deverá deixar o seu bebê chorando por alguns minutos.

O método consiste em "assistir" o choro do bebê, mas não ficar do lado dele enquanto ele chora. Uma coisa que eu particularmente fui contra, e sou, é de ser rígido quanto ao horário das mamadas e também já ensinar o método antes dos 6 meses. Eu recomendo começar a partir dos 7 meses, onde o bebê já come mais, gasta mais energia, descobre mais coisas e consequentemente tem mais sono.
Pelo método,  a mãe deve oferecer o peito apenas de 3 em 3 horas, mas EU aconselho seguir livre demanda pelo menos até os 4 meses, o aconchego e segurança do peito é extremamente importante.

Existem diversos estudos e muitos casos de sucesso que comprovam a eficiência do método Nana Nenê, contudo, também existem muitos profissionais de saúde que não recomendam a aplicação do método. Por isso digo que varia de mãe pra mãe, a que faz não é menos mãe, nem alguém ruim. Eu fiz, amei, amo e aconselho, pois ajuda muuuuuito em diversos aspectos na família.
O bebê começa a entender a necessidade de dormir (hoje Théo com 1 ano - usamos o método desde os 8 meses - quando é hora de dormir - às 20j - ele praticamente se joga pra entrar no berço, e mesmo que ele não durma na mesma hora, ele brinca com seus ursinhos, conversa e depois adormece tranquilamente).

Se você é uma mãe mais sentimental, ou sensível, e já sabe que não aguentará ouvir o bebê chorando, nem comece, se começar não corte o ciclo que seria de 3 dias, mais intensos, e depois o bebê já aprende. Sim eles aprendem! eu só consegui, pois meu marido foi mais forte que eu, eu no primeiro dia já queria desistir. Contudo, ainda assim, vale muito a pena a leitura pois você vai descobrir diversos macetes interessantes que podem lhe ajudar a fazer seu bebê dormir a noite inteira.


Nana, Nenê
  Eduard Estivill e Sylvia de Bejar
. WMF Martins Fontes.
  2009.
  160 páginas.
 R$ 39,90 (na Cultura)

Pela prática e sucesso aqui em casa, posso dizer que o processo apresentado no Nana Nenê é uma ótima metodologia, o livro explica desde como colocar o seu bebê para dormir sozinho no berço até como fazer para que ele bebê durma a noite inteira. 

Se você estiver querendo adotar o método mas está com medo de seu bebê ‘te odiar para sempre’, relaxe. sua relação estará segura contanto que você dê carinho, atenção e amor ao seu filho nas demais situações (hora de mamar, troca de fraldas etc.).

Bom... Minha versão
Eu também não tinha coragem, porém depois que li o livro comecei a a entender a necessidade do bebê aprender a dormir sozinho. É claro, meu marido me ajudou a ter força. 

O livro começa explicando que o bebê tem que acordar no mesmo lugar que dormiu. Faz todo sentido, pois imagine se você dormisse na sua cama e acordasse no sofá? Não tomaria um susto? É o que acontece com os bebês... Eles dormem no colo (ou no peito, ou com música, ou embalados) e acordam no berço... Isso assusta....

O bebê precisa de elementos para dormir, para lhe ajudar na segurança, devem ser elementos que não serão abandonados depois.  Como naninhas, cobertas, pelúcias, etc...

O livro recomenda que é necessário, e muito importante ter uma rotina, com horários. Claro que pode haver flexibilidade, mas a princípio, para criar essa atmosfera toda de rotina, segurança e equilíbrio, prefira ter uma rotina mais rígida, bebês e crianças gostam de saber o que vai acontecer e ficam mais calmas quando sabem a próxima etapa. Por exemplo, café da manhã as 6h (eu dou peito), almoço as 12h, lanche as 16h e janta as 20h. 

No início o bebê precisa de elementos novos, que pode ser uma pelúcia, um objeto, de preferência algo macio, uma cobertinha, as famosas "naninhas", etc.. Se seu bebê já tem algum preferido, use ele mesmo. Na cama do meu bebê ficou assim: um ursinho escolhido, um travesseiro para dormir (reto, sem muita espuma), um travesseiro para cheirar (mais fofinho) e  um paninho para cheirar. 

Rotina da noite: As 18h / 18:30 damos o jantar, depois ele brinca um pouco, pra comida descer mais e logo após banho (cerca de 19h). Às 19:30 ele mama e as 20h vai pro berço. Ele fica ouvindo música (lullabies) cerca de 5 minutos, após isso lhe apresentamos o ursinho que vai dormir com ele,  oro com ele, ele faz o som de "amém", coloco ele acordado no berço, ele me olha, dou um beijinho, falo tchau e digo que nos veremos no dia seguinte. Explicamos, com toda segurança (é muito importante que os pais tenham segurança ao falar) que papai e mamãe estão ensinando ele a dormir sozinho, que amamos muito e agora ele vai dormir com o ursinho, saímos fechamos a porta e ele fica lá.  

Leia mais sobre a rotina aqui

Ele chora, claro. Temos que voltar ao quarto em períodos corretos. Mas limitadamente. Eu explico:

Noite 1: voltar em 1 minuto, explicar novamente que estamos ensinando a bebê dormir, que amamos ela que vai dormir com o urso, e sair.  Ele chora novamente, mas devemos voltar em 3 minutos, fazer o discurso e sair. Ela vai chorar novamente, voltar em 5 minutos e fazer a mesma coisa, se continuar chorando voltar de 5 em 5 minutos. Na primeira noite meu filho demorou 40 minutos para dormir. Ele mais choramingava que chorava de fato. Dá pra perceber a diferença do choro.

Noite 2: voltar em 3 minutos, depois em 5, e depois de 7 em 7. Claro que só se volta que ele continuar a chorar. Na segunda noite ele demorou 20 minutos. Já foi uma conquista, metade do tempo do dia anterior.

Noite 3: Voltar em 5 minutos, depois em 7 e depois de 9 em 9. Nessa noite voltei em 5 e em 7, nem precisei dos 9, pois ele já tinha dormido. 

Noite 4: Vitória! Nem voltei. Ele dormiu em 5 minutos! Acreditem. 

Noite 5: dormiu em 3 minutos. 

Atualmente : Até hoje dorme em 2 ou 3 minutos. 

Repetindo, só voltar se o bebê chorar forte. se ele choramingar, aguarde, só volte se precisar. Claro que todos os itens de primeira necessidade devem estar checados, como fralda limpa, fome, dor etc. 
O primeiro dia é o mais intenso, Théo chorou, mas não se esgoelou, ele tinha 8 meses, já almoçava e jantava, barriga cheia, cansado, com sono, fralda limpa, estava pronto pra dormir. 

Se o bebê acordar no meio da noite (isso é possível, óbvio) é preciso começar o método novamente (se estiver na noite 1 ele acordar, repita o método de ir após 1 minuto, depois 3, depois 5 minutos etc...). O bebê, à partir do 6 meses, precisa de 11 até 12 horas de sono por noite (sem contar as sonecas). 
Então se o bebê dormir as 21h ele precisa dormir pelo menos até as 8h. O ideal é que ele seja acordado e não que acorde sozinho, caso demore a acordar. Hoje quando da 7h  acordamos o Théo. Assim ele tira as sonecas nos horários certos e fica bem mais calmo. No total ele tem dormido de 10 a 11 horas seguidas, sem nenhum piu. 

Sei que muitas mães acham isso cruel, mas estou fazendo isso para o bem dele. Isso faz parte da sua independência. E por mim também, pois os pais precisam de descanso completo, de um tempo só os dois, o casamento precisa ser cuidado também. 

O livro tem 96% de sucesso (foi a primeira coisa que me estimulou a fazer o método) e recomendo muito que leiam antes de começar. leiam o livro todo, pesquisem e mesmo com a minha explicação aqui, avaliem. Custa em média  R$ 9,90. Baixei o PDF.

O método deve se aplicado nas sonecas tbm. E funciona igual. 

Outro livro muito bom, e que me ajudou a adaptar o método, foi o Encantadora de bebês. Tracy Hogg, a autora do livro, inglesa que trabalhou com vários pais de primeira viagem e enferentou as dificuldades dos bebês que não dormiam, ou dormiam pouco. No livro ela conta diversas experiências, ensina como fez na prática e dá várias dicas muito boas. Outras nem tanto, mas filtremos! =)

O livro Encantadora de bebês é muito gostoso de ler, bem estruturado e muito bem embasado em pesquisas científicas e na própria experiência da autora. Lendo, temos a sensação de que ela sabe do que está falando. Quando estamos à beira de um ataque de nervos, imaginando que ser mãe é um árduo trabalho, ler o livro te trás uma certa calma.

Resumidamente, Tracy Hogg defende a rotina diária como forma de ensinar o bebê a dormir bem, comer bem e ter uma boa aprendizagem nos momentos despertos. Ela tem umas técnicas com nomes engraçadinhos, que facilitam guardar as instruções na memória. Ela não é à favor de deixar a criança chorando até pegar no sono sozinha, mas também acredita que chorar um pouco faz parte do dia-a-dia de todo bebê, e que as mães (e pais, avós etc.) não devem se descabelar por isso. 

Uma das coisas que ela escreveu e que me marcou foi sobre “se seu bebê começar a chorar, não se desespere achando que você tem que ‘silenciá-lo’ a qualquer custo. Vá até ele com calma, pegue-o tranquilamente, e observe-o, tente perceber que tipo de choro é aquele, (leia sobre tipos de choro aqui). Entenda por que ele está chorando e te chamando, tente eliminar possibilidades antes de tentar qualquer coisa”. Para mim foi um alívio ouvir alguém dizer que “tudo bem seu bebê chorar, você não tem que saber todas as respostas de imediato”! Depois disso foi que comecei a observar o Théo e seus tipos de choro e, juntos fomos aprendendo sua linguagem. 

É um livro que eu recomendo a todas as mães/pais de primeira viagem, não só pelo método, mas pela linguagem calma e gostosa, como uma mãe super experiente te guiando para uma posição tranquila de maternagem.

Ah, só mais uma coisa, estou escrevendo isso pois estou muito feliz com o método e quero que todas as mães tenham essa felicidade, sim, no começo é doloroso ouvir o chorinho (lágrimas) e ter que virar as costas, mas depois quando vemos o resultado, super vale a pena! Eu não sou cruel e amo meu filho claro, mas é lindo depois de 3 dias você ver seu filho virando pro lado acordado e indo dormir.  

Vale a pena. !!

Vejam aqui alguns textos sobre os benefícios do método:
http://healthland.time.com/2012/09/10/its-o-k-to-let-babies-cry-it-out-at-bedtime/
http://www.cnn.com/2013/01/24/health/child-sleep-debate-enayati/

Gostaram? Já fizeram ou fazem?

Espero ter ajudado!
Bom final de semana!

6 comentários :

  1. Mayara, adorei seu relato. Estou tentando com o meu bebê, de quase 9 meses, mas já se foram 5 noites e nada de ele dormir sozinho. Sigo os passos certinhos que vi pela internet, mas ele continua resistindo. Você sabe onde posso baixar o PDF do livro? Devo estar fazendo algo errado...
    Obrigada, michellessilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Hoje foi a primeira noite..ela dormiu em 20 min...eu tenho uma dúvida..ela dorme no berço...porém em nosso quarto..como devo proceder durante a noite se ela acordar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ludmila! Obrigada pela visita!
      Bom...como ela esta no seu quarto, o ideal é apenas "aparecer" prs ela, é acalma-la e deitar novamente... Pra ela entender que está tudo bem...
      Tente aos poucos o processo pra ela ficar no quartinho dela... Bjos!

      Excluir
  3. Oi, Mayara, tudo bem?
    Você diz que iniciou o método aos 8 meses... Como seu filho dormia antes?
    Meu bebê tem 2 meses e não vejo a hora de iniciar desde já!
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página