2/28/2016

Picos de Crescimento e Saltos de Desenvolvimento

Resultado de imagem para cara de susto desenho simpsonsSeu bebê de repente começou a chorar mais? Está sentindo que ele quer mamar o tempo inteiro? Mudou o humor?
A causa disso tudo pode ser natural: o desenvolvimento e o crescimento da criança.

O desenvolvimento e o crescimento do bebê no primeiro ano, provocam alterações no seu sono, na alimentação e no comportamento. Mês a mês os bebês aprendem muitas coisas, mesmo com dias! E quanto mais aprendem, mas agitados, curiosos e espertos eles ficam.

Todo o processo de desenvolvimento do seu bebê (como aprender a rolar, engatinhar e andar) e seu crescimento precisam ser tratados com paciência e entendimento. Nem tudo é manha.


Vamos entender melhor...  


Picos de crescimento:



Normalmente relacionado ao crescimento físico, como altura e peso. Nesta fase os bebês sentem uma necessidade maior de mamar, pois precisam de mais alimento e nutrientes, e é exatamente nesses períodos que os bebês crescem e engordam mais.
A produção de leite da mulher acompanha o ritmo do bebê (pode ficar tranquila), sendo importante alimentar os bebês sempre que eles solicitarem durante as crises, é uma questão de necessidade e não de fugir da rotina. Além de acalmá-los, a amamentação em livre demanda é indicada em qualquer momento.

Nos picos de crescimento o bebê fica mais agitado, acorda várias vezes a noite desejando mamar a cada hora e sugando com mais vigor. Devido a isso, muitas mamães começam a desconfiar de que estão com “pouco leite” ou que não tem a quantidade suficiente que o seu bebê precisa. Uma confusão clássica desses períodos, o que acaba ocasionando a introdução desnecessária de complementos, fórmulas infantis.


Duração:

Geralmente duram uma semana, mas cada bebê tem necessidades diferentes e esse tempo pode variar. De qualquer forma não são períodos longos, alguns picos duram 2 dias, outros 7, outros 10.


Saltos de desenvolvimento:

Marcado pela aquisição de novas habilidades, como: sorrir, bater palmar, olhar quando alguém chama ou engatinhar.
Essas habilidades começam a formar memórias nos bebês, eles passam a gravar o que aprende. Perceba que se o bebê aprendeu a bater palmas por exemplo, no dia seguinte, ele pode começar a bater palmas sem que você o motive.
Nessa fase eles desenvolvem uma nova habilidade a cada dia, como por exemplo: mudanças na visão, os bebês começam a enxergar as coisas de maneira mais focada, quando começam a sorrir (o famoso sorriso social), interagir mais com os pais e principalmente quando ocorrem mudanças no seu desenvolvimento motor: Começam a controlar os movimentos finos (conseguir pegar algum objeto com a mão), firmar a cabeça, aprendem a sentar, engatinhar e caminhar.

Todas essas mudanças trazem sensações e sentimentos desconhecidos para o bebê, fazendo com que ele se sinta perdido, pois o seu sistema perceptivo e cognitivo mudou, mas ele ainda não conseguiu entender porque isso ocorreu, ele ainda não se adaptou as mudanças. Então, novamente o mundo se torna um lugar estranho, inseguro, desconhecido, fazendo com que o bebê sinta necessidade de voltar para “a base”, para a sua segurança, ou seja, a mamãe.

Por isso, nessas fases os bebês ficam tão carentes, choram para tudo e precisam tanto de “colinho”, mamam mais ou menos, acordam várias vezes na noite. Geralmente algo comum que acontece é acordar a cada ciclo de sono para treinar (para o nosso desespero), as novas habilidades que estão adquirindo (sentar na cama, engatinhar dormindo, etc) e geralmente nesse despertar é comum que os bebês precisem dos pais para voltar a dormir, o que afeta diretamente a qualidade do nosso sono (parece que voltamos no tempo, naquela fase de Recém-Nascido).

Duração:

Duram entre uma a seis semanas, novamente tudo depende de cada criança.
Geralmente ocorrem com mais frequência no primeiro ano do bebê, mas os saltos continuam acontecendo até a adolescência.


A tabela abaixo ajuda a identificar quando que eles podem acontecer:



Veja abaixo o que acontece com o bebê durante essas mudanças em seu desenvolvimento:

- 5 semanas (1 mês): a visão do bebê melhora, ele consegue ver padrões em branco e preto, passa a se interessar mais pelo ambiente que o rodeia e consegue seguir objetos brevemente com os olhos. Passa ficar acordado por períodos um pouco maiores (cerca de 1 hora ou pouco mais entre as sonecas). É também nessa época que bebê começa a chorar com lágrimas e sorrir pela primeira vez ou com mais frequência do que antes.

- 8 semanas (quase 2 meses): diferenças nos sons, cheiros e sabores ficam mais perceptíveis. Ele percebe que as mãos e os pés pertencem ao corpo e começa a tentar controlar estes membros. O bebê começa também a experimentar com sua voz. É também nessa fase que o bebê começa a mostrar um pouco de sua personalidade: é agora que os pais começam a reparar quais coisas, cores e sons o bebê gosta mais. Depois desse salto o bebê vai poder virar a cabeça na direção de algo interessante e emitir sons conscientemente. Todas essas novas experiências trazem insegurança ao bebê que provavelmente procura mais o conforto do peito da mãe. Isso pode deixar a mãe preocupada se produz leite materno suficiente, o que não procede, já que a produção se ajusta à demanda (ver abaixo também sobre picos de crescimento).

- 12 semanas (quase 3 meses): o bebê descobre mais nuances da vida: nessa idade o bebê já pode enxergar todo um cômodo da casa, vira-se quando ouve sons altos, e consegue juntar suas mãos. Vai observar e mexer no rosto e cabelo dos pais e vai perceber que pode gritar. Depois do salto o bebê praticamente não vai mais precisar de apoio para manter a cabeça erguida. Como nos outros saltos, os pais são o porto seguro do mundo do bebê e ele se apoia nisso. Ele pode começar a reagir de maneira diferente fora de casa ou no colo de um estranho. Ao mesmo tempo que o bebê tem uma grande curiosidade em reparar no mundo que o rodeia, ele também é muito sensível às novidades e por isso se sente mais confortável e seguro nos braços dos pais.

- 19 semanas (4 meses e meio): por volta da 14ª. até a 17ª. semanas o bebê pode parecer mais ‘impaciente’. Esse é um dos saltos mais longos: dura cerca de 4 semanas, podendo porém se estender por até 6 semanas. O bebê chora mais, apresenta mudanças extremas de temperamento e quer mais atenção e colo. Consegue alcançar e pegar um brinquedo, sacudi-lo e colocá-lo na boca, passá-lo de uma mão para outra. Pode ganhar o primeiro dente. Os sons que o bebê emite se tornam mais nítidos e complexos, consegue fazer alguns sons como ‘baba’, ‘dada’. Tudo cheira, soa e tem gosto diferente agora. Dorme menos. Estranha as pessoas e busca maior contato corporal quando está sendo amamentado. Depois desse salto o bebê vai poder virar de costas e de barriga para baixo, e vice-versa, se arrastar pra frente ou pra trás, olhar atentamente para imagens num livro; reagir ao ver seu reflexo no espelho e reconhecer seu próprio nome.

Esse é um dos saltos de desenvolvimento mais significativos e em que um maior número de mães costuma relatar alterações no sono. Provavelmente porque o padrão de sono parecia entrar num ritmo desde que o bebê nasceu, e essa alteração é vista como uma ‘regressão’, na qual o bebê tende a acordar bastante por algumas semanas enquanto está trabalhando no salto. E uma vez que esse salto está completo há somente 1 ou 2 semanas antes de começar a trabalhar no próximo (das 26 semanas), é um longo período de sono ruim e bebê irritado nesse estágio da vida.

- 26 semanas (6 meses): Já na 23ª semana o bebê parece se tornar mais ‘difícil’. Ele busca maior contato corporal durante as brincadeiras. O bebê já consegue coordenar os movimentos dos braços e pernas com o resto do corpo. Senta sem apoio e põe objetos na boca. Nessa idade ele começa a entender que as coisas podem ficar dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, na frente, e usa isso em suas brincadeiras. Ele passa a entender que quando a mamãe anda, ela vai se afastar e isso o assusta, então reclama quando a mãe sai de perto. Depois desse salto o bebê vai ficar interessado em explorar a casa, armários, gavetas, achar etiquetas, levantar tapetes para olhar o que tem embaixo. Ele se vira para prestar atenção nas vozes, consegue imitar alguns sons, rola bem em ambas direções e começa a se apoiar em algo para ficar de pé. Adquire maturidade para receber alimentos sólidos. Essa fase pode durar cerca de 4-5 semanas.

- 30 semanas (7 meses): o bebê tenta se jogar adiante para alcançar objetos, bate um objeto em outro. Pode começar a engatinhar, a falar algumas sílabas e entende melhor o conceito de permanência das coisas. Pode fazer sinal de tchau. Sente ansiedade com estranhos.

- 37 semanas (8 meses e meio): o bebê fica ‘temperamental’, tem mudanças frequentes em seu humor, de alegre para agressivo e vice-versa, ou de exageradamente amoroso para ataques de raiva em questão de momentos. Chora com mais frequência. Quer ter mais atividades e protesta se não as tem! Não quer que troquem sua fralda, chupa seus dedos. Protesta quando o contato corporal é interrompido. Dorme menos, tem menos apetite, movimenta-se menos e “fala” menos. Às vezes senta-se quieto e sonha acordado. O bebê agora começa a explorar as coisas de uma forma mais metódica. Passa a entender que as coisas podem ser classificadas, por exemplo, sabe o que é comida e o que é animal, seja ao vivo ou em um livro. Fala "mamá" e"papá" sem distinção de quem é a mãe ou o pai. Engatinha, aponta objetos, procura objetos escondidos, usa o polegar e dedo indicador para segurar objetos.

- 46 semanas (quase 11 meses): o bebê percebe que existe uma ordem nas coisas e atitudes, por exemplo, que se colocam sapatos nos pés e brinquedos nos armários. Ganha então uma consciência de suas próprias atitudes. Ao invés de separar objetos, passa a juntá-los. Depois desse salto o bebê vai poder apontar para algo ou pessoa a pedido seu, vai querer ‘falar’ no telefone e enfiar chaves nos buracos de chave, procurar algo que você escondeu, tentar tirar a própria roupa. Fala "mamá" e "papá" para a mãe ou pai corretamente. Levanta-se por alguns segundos, movimenta-se mais, entende o "não" e instruções simples.

- 55 semanas (quase 13 meses): geralmente a fase em que o bebê começa a andar - um salto no desenvolvimento bem significativo. Fala mais palavras do que "mama" e "papa". Rabisca com giz.

- 64 semanas (quase 15 meses): o bebê combina palavras e gestos para expressar o que precisa, come com as mãos, esvazia recipientes, coloca tampas nos recipientes apropriados, imita as pessoas, explora tudo que estiver à sua frente, inicia jogos, aponta partes do corpo quando perguntado, responde a algumas instruções (por exemplo, “me dá um beijo”), usa colher e garfo, empurra e puxa brinquedos enquanto anda, joga bola, anda de marcha a ré.

- 75 semanas (17 meses): o bebê usa cerca de 6 palavras regularmente, gosta de jogos de imitação, gosta de esconder brinquedos, alimenta uma boneca, joga bola, dança, separa brinquedos por cor, formato e tamanho. Olha livros sozinho e rabisca bem.


É muito importante respeitar a demanda aumentada de mamadas, pois somente com a livre demanda é que a produção de leite materno se ajusta perfeitamente às necessidades do bebê.


Para ajudar você a se localizar com esses picos, baixe a planilha abaixo e preencha a data de nascimento do seu bebê. Automaticamente as outras células serão preenchidas e você poderá acompanhar o desenvolvimento do seu bebê.






Tem alguma dúvida? Mande para nós!

Beijinhos e ótima semana!






4 comentários :

  1. Nossa que ótimo! Bom saber que dá para acompanhar e ver mês a mês~!!

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  2. Adorei a planilha! acabei de baixar! vai me ajudar mto!

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  3. Obrigada pela planilha!!! Ajuda muito...

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  4. Gostaria de ter acesso a planilha,quando baixo n consigo colocar a data

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