2/23/2016

A ida a escolinha

 Boa tarde mamães!
Como algumas de vocês já sabem, eu e minha família moramos aqui no Canadá. (Marido, filho e cachorro)

Semana passada resolvemos colocar o Théo na escolinha. Aqui a "escolinha" , que se chama garderie, funciona como um serviço de guarda, que é como uma creche. Para conseguir vaga, é necessário se inscrever nos sites e aguardar a vaga. 


O preço varia de 7 a 30 dólares por dia, pagos normalmente a cada 15 dias. E paga-se o valor integral sempre, mesmo que seu filho fique só meio-período...

O bom é que esta incluso as refeições para as crianças (café da manhã, almoço, lanchinho). Aqui eles calculam um adulto para cada 5 crianças, e da super certo. 

Existem 3 tipos de serviço:

  1. Garderie em meio familiar
  2. Garderie privada, semi-privada, ou subsidiada
  3. CPE (Centre de la Petite Enfance)

1- Garderie em meio familiar:

São pequenas escolinhas que funcionam em casas de família. Muitas não recebem subvenção do governo e portanto deve-se pagar a tarifa completa, no nosso caso: 7 dólares. Para poder visualizar melhor, imagine o filme a Creche do Papai. É bem isso. 
2- Garderie privada, semi-privada, ou subsidiada
As garderies particulares, funcionam como as escolinhas no Brasil, com maior espaço e crianças. Algumas tem aulas extras como dança e música.

3- CPE – Centre de la Petite Enfance:



Esse modelo de garderie foi idealizada em 1997 pela primeira ministra Pauline Marois, a escolinhas são empresas ou organizações sem fins lucrativos, organizadas de acordo com o molde do programa, com profissionais devidamente formados, subsidiadas pelo governo e com tarifa fixa de 7 dólares por dia. Perfeito não? Só que não tem lugar pra todo mundo. A principal vantagem de ter o seu filho num CPE é a garantia de um nível de serviço ótimo. Essas são extremamente concorridas. 
Importante lembrar que mesmo as familiares possuem uma supervisão  bem rigorosa, visitas às casas das empresas responsáveis, averiguação do local e etc. 
Pois então, não cadastramos o Théo, mas apareceu uma vaga na garderie que uma amiga leva a filha dela. Melhor ainda, lugar conhecido, a filha dela tem 3 anos e gosta do Théo, e também já pode nos contar o que acontece por lá rs! É do tipo familiar, o que sinceramente, me confortou mais. Mais calor humano, maior contato etc. 
Ele tem quase 10 meses e está em fase de adaptação, no primeiro dia foi um sufoco imenso. Ele chorou bastante. Quem nos conhece já sabe que ele é mega apegado a mim. Neste dia, fomos eu e Rodrigo, ficamos com ele brincando, depois fomos pra outro cômodo, pra ele se acostumar a não me ver, depois eu aparecia, e saia de novo... O segundo dia foi mais tranquilo, mas ainda com choros intensos. 
O terceiro melhorou e depois piorou de novo, faltamos um dia pois teve tempestade de neve e aí ninguém saiu de casa e pronto. Rotina quebrada. Dia seguinte mais um tumulto para o Théo ficar na garderie. Essa semana começamos de novo, e para minha surpresa ele até dormiu! A adaptação é muito importante, mas é válido dizer pra não forçar o bebê ou criança, é necessário que a escola entenda os pais e o bebê, mesmo por que cada um é diferente do outro. 
No fim dá tudo certo. Mãe sofre, pai ajuda, filho aprende. E Deus da força. Por que não é fácil não. Rs. 

Para as mamães que estão nessa fase de adaptação, aconselho: seja forte. Meu marido me ajuda demais, pois por mim Théo ficava comigo. Mas entendo que é bom pra ele também.. Crescer, se adaptar, inclusive acostumar a ouvir francês. 
É difícil, mas vale a pena. Em uma semana Théo já começou a andar, dorme melhor e já está ligado na rotina diária. Coisa que ele gosta. 


Gostou do post? Tem mais curiosidade sobre o universo materno por aqui? Mande pra nós! 

Beijinhos! 




10 comentários :

  1. Super interessante seu post, não tenho filhos, mas é bem diferente de como é aqui no Brasil né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa q diferente, me parece funcionar muito melhor esse sistema né!

    ResponderExcluir
  3. Nossa q diferente, me parece funcionar muito melhor esse sistema né!

    ResponderExcluir
  4. Bem diferente daqui! Gostei desse método!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho filhos, mas vou anotando e sugando todas informações pra quando for a hr hahahah Achei bacana e diferente do que estamos acostumados, mas achei super interessante. Sim, tudo vai dar super certo. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Totalmente muito novo para mim tudo isso...
    Mas gostei muito do seu post cada país tem sua cultura e cidadania super diferente
    Adorei seu post
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa...como o método deles é diferente! Mas achei interessante!
    Ótimo post!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  8. Que show, meu sonho é morar em outro país! Excedente post parabéns! Depois dá dicas de como morar em outros país. Beijoos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post. Acho super interessante conhecer mais como as coisas são ai. Super diferente daqui né? Beijos

    ResponderExcluir
  10. Embora não tenho filhos achei o post bem interessante mesmo. Irei compartilhar com minhas amgs mamães. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página