12/21/2015

O dilema da cólica

Olá queridas! 
É verdade que alguns bebês não tem cólica nenhuma. (Théo nunca teve). Mas alguns têm e quando tem, são um pouco de trabalho. 
Conversei com algumas mamães pra tentar explicar melhor o que fazer pra ajudar seu bebê nesse desconforto. 



Se o seu filho tem menos que 5 meses, chora mais que três horas seguidas mais que três vezes por semana, e isso já dura ao menos três semanas, há boas chances de ser cólica. 

A cólica costuma aparecer por volta de duas a três semanas após o nascimento (no caso de crianças prematuras, de duas a três semanas após a data prevista para o parto). 

Num bebê com cólica, você pode notar o seguinte: 
  • Ele tem crises de choro intenso, e é difícil acalmá-lo
  • Ele encolhe as perninhas e arqueia as costas para trás, estica-se e se espreme enquanto chora
  • Ele solta puns quando chora

A cólica normalmente ataca no final da tarde e à noite. Em casos mais difíceis, o bebê chora a qualquer hora do dia. Pode ficar difícil dar de mamar para o bebê quando ele está tão desconfortável.

Para ajudar o bebê

O mais difícil é ficar parado, esperando a crise passar, mas há algumas atitudes que podem ajudar:
Ofereça o peito: "A sucção ajuda a diminuir a dor", diz a pediatra Alessandra Cavalcante Fernandes, do Hospital e Maternidade Rede D´Or São Luiz, em São Paulo. Mas tome cuidado para que o bebê engula ar enquanto estiver mamando, o que aumenta a formação dos gases. Para tanto, a boca deve estar bem posicionada no bico do seio;
Tire sua roupa e a do bebê e encoste-o no peito: o contato com a pele do pai ou da mãe ajuda a acalmar a criança;
Massageie a barriguinha do bebê: faça movimentos circulares, suaves e no sentido horário;
Coloque compressas mornas: pode ser uma bolsa de água quente ou uma fralda de pano aquecida no micro-ondas. Mas cuidado para que a temperatura não esteja muito alta;
Flexione as perninhas do bebê: faça movimentos suaves em direção à barriga. Esse movimento ajuda a eliminar gases;
Amamente: o leite materno tem proteínas que são melhor assimiladas pelo sistema digestivo imaturo do bebê.
Deixe o ambiente calmo: mantenha  a luz baixa e o local livre de ruídos. O conforto ajuda a reduzir a irritação;
A mãe pode tomar cuidado com a própria alimentação. Não há estudos que comprovem que o que a mãe come provoca cólicas no bebê. Mas muitos pediatras recomendam que a lactante evite peixes, chocolates, feijão, pimenta, alho e café durante a amamentação, pois esses alimentos poderiam colaborar com a formação de gases no bebê.

Remédios (último caso)

Há remédio para a cólica, mas ele precisa ser recomendado pelo pediatra, que avaliará o nível de incomodo do bebê e o melhor remédio pra ele. Os mais comuns são: 

  1. Simeticona ou Dimeticona (Luftal® ou Milicon®): É o mais utilizado. Tanto para crianças quanto para adultos. É um medicamento que tem como função diminuir a tensão superficial das bolhas de ar do intestino, e assim aliviar o mal estar que os gases provocam. A simeticona não é absorvida pelo organismo, por isso não há risco de reações adversas e efeitos colaterais. Dependendo da cólica do bebê pode ser pouco eficaz sozinho…


  2. Funchicorea: É um pó fitoterápico feito a partir do funcho (erva-doce) e da chicória. Tem ação na prisão de ventre e de aliviar as cólicas do bebê. Foi retirado do mercado por não ter aparente comprovação do efeito em fevereiro de 2012 e foi novamente autorizado pela Anvisa em dezembro do ano passado, ou seja, está liberado para uso. Contém sacarina, que é um tipo de adoçante, por isso cuidado! Muitos médicos (inclusive eu) questionam se não seria esse o componente que acalmaria os bebês…


  3. Endorus: Também um fitoterápico feito da planta Hortelã-pimenta, ou Mentha piperita, que tem a função de antiespasmódico e alívio das cólicas, pois relaxa a musculatura lisa do intestino. Ouvi muito pouco sobre essa medicação, na bula consta que não foram relatados efeitos colaterais, porém não relata ao certo se pode ser usada em bebês. Contém sacarose, que é um tipo de açúcar. 


  4.  Colic calm. Esse remédio é um fitoterápico que contém nove ingredientes naturais com propriedades que aliviam as cólicas do bebê. Segundo o fabricante, livre de sacarina, sacarose e qualquer outro tipo de componente que não seja natural. É aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), órgão dos EUA que fiscaliza todos os remédios produzidos lá. Tem recomendação da AAP (Academia Americana de Pediatria) como . É considerado seguro e livre de corantes e sem efeitos colaterais. Vende nos EUA em qualquer farmácia, e no Brasil somente por importação, em sites especializados. Esse considero o mais seguro para ser utilizado pelos bebês. 


  5. Próbióticos – Lactobacillus reuteri– Colikids. O intestino do bebê nunca recebeu qualquer alimento antes do nascimento e, portanto, é estéril. Quando o bebê inicia a alimentação, o seu intestino passa a receber bactérias que são responsáveis pela colonização intestinal e o equilibrio da flora intestinal do bebê. Sabidamente algumas bactérias são benéficas e o próprio leite materno as transmite através da amamentação. É comprovado que os lactobacilus e as bifidobactérias são importantes para a “formação” da flora intestinal, e consequentemente melhoram os sintomas de cólica. O Lactobacillus reuteri é um próbiótico encontrado no leite materno e foi isolado sob a forma de remédio. Estudos publicados no Pediatrics mostraram que houve melhora significativa dos sintomas com o uso do L. reuteri, comparados a Simeticona ou Dimeticona e ao placebo. Um outro estudo publicado no British Medical Journal não mostrou melhora no grupo tratado comparativo com o placeb. Conclusão: existem controvérsias quanto às opiniões. Na prática, considero que pode ser utilizado como uma opção. Recentemente a Ache lançou no Brasil o produto com o nome de Colikids.

Como escrevi nos outros posts sobre cólica do bebê, quando entendemos o contexto da realidade do nosso bebê, o que é a cólica, o que a causa e utilizamos técnicas de acalmar o bebê de outras formas, sensor a medicação logo de cara, muitas vezes o problema já resolve. Não se esqueçam que o que ele mais precisa vocês já dão: amor e carinho.


Continuem nos mandando suas experiências! 

2 comentários :

  1. Sempre achei que todos os bebês tivessem cólica. É só remédio ajudaria. Que bom que não precisa dar remédio sempre que doer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Marisa. Às vezes é melhor tentar meios mais naturais para ajudar no desconforto do bebê. Massagens, músicas etc. ajuda mto. Bjs!

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página