10/31/2016

O que não te contaram sobre seu recém-nascido

Bom dia queridas mamães! Texto de hoje especial para as recem-mamães.
As pessoas ou pintam e colorem a maternidade, ou acabam com ela. Moldam um modelo de bebê, que provavelmente não será o seu, criam um estereótipo da mãe, que provavelmente não é o seu e você, na quarentena se vê perdida, cansada, às vezes desiludida e triste. 

Por isso, vou te contar alguns segredos, não digam que não avisei... contei com a ajuda de algumas mamães bem fofas, ou seja, dicas na prática. A realidade doce e crua pra vocês.



Antes de tudo, tenham filhos! Eu tenho um e quero mais um! Tenham, e ame imensamente. É o maior tesouro que podemos ter. 

Mamãe, seu bebê de um dia, vai chorar. Você sai do hospital e mudou o cheiro, mudarammas corrs, e o ambiente familiar do útero se transformou num local estranho.  E pode ser que seu bebê  chore muito. Pode ser que chore pouco. Mas ele vai chorar. Ele estava na sua barriga, quentinho, não se preocupava com nada, não precisava chorar pra comer ou quando estava incomodado. Aliás não tinha incômodo. 
Mamãe, seu bebê de dois, três, quatro dias, pode ter cólica. Que dói. Se dói em adultos, e nosso abdômen pode até inchar, imagine num titico com o estômago do tamanho de uma cereja. E com essa dor, ele pedirá colo, gritará por você. E talvez não queira mais ninguém. É o seu colo, seu cheiro, sua pele. Saiba que temos essas características transformadas na gestação e pós parto. Nossos hormônios mudam, inclusive, isso, nosso cheiro. Para melhor se adaptar ao bebê. 

Mamãe, seu bebê de dias, pode não gostar de barulhos muito altos, respeite. Ele pode querer ficar sozinho com você. Aproveite. 
Seu bebê pode parecer mega faminto, após ter mamado. Não é todo choro que é fome! (Veja Post sobre os tipos de choro). Seu bebê pode quer apenas colo. Dê. Ele pode apenas querer sugar para se acalmar. Dê. Pode ser fome. Pode não ser. Aos poucos você entenderá os sinais. 

Ele vai chorar. Aceite. Ame. Ceda. Cresça com ele. Alguns choros são apenas chamados, gritinhos pedindo carinho, outros choros podem parecer berros desesperados, nesse caso, tome
Uma xícara de chá de camomila, respire fundo e muita paciência. 
Mamãe, seu bebê de dias, precisa de uma atenção especial, os movimentos dele podem assusta-lo, talvez ele prefira ficar enroladinho num pano, como o cueiro, ou charutinho, mas pode ser que ele destete. Entenda. 

Mamãe, se prepare. Terá alguém que sabe mais que você, que pode lhe ajudar, mas também terá palpiteiros. Sempre tem. Dica: ouça com um sorriso, e filtre. Quem coloca limites é você. 
Se você não gosta de algo, pode dizer. 
As pessoas vão falar: "ele tá com fome", "ele tá com frio", "ele está manhoso". Dica 2: delete. 

Recem nascidos não fazem manha. Eles nem sabem o que é isso, saberão lá pelos 10 meses. Relaxe. 

Bebês querem mamães.

Sim, são muitas fraldas (em torno de 7 por dia). Sim, São muitos cocôs. 

Você vai se cansar, vai querer dormir, vai querer comer...tomar um banho longo... e calma. Você Vai conseguir fazer tudo isso. Aos poucos as coisas se ajeitam. Dica 3: tenha uma rotina. 
Você vai chorar. Não por ser fraca, mas porque tudo mudou. Seu corpo, sua mente, seu coração. 
Seu coração bate diferente. De um jeito bom rs. 

São muitas roupas pra lavar, casa pra arrumar e parece que o dia tem 76 ou 5 horas. É estranho, Mas você conseguirá. 

Amamentar pode doer. É difícil no começo, pode sangrar, pode parecer o fim, mas persista. Converse com outras mães, a pega pode estar incorreta, seu bico pode precisar de um bico de silicone, o bebê pode puxar mais forte, tenha calma. Em breve ele se torna profissional da área rs. 
Existem vários grupos no facebook sobre aleitamento materno. 

Se você optar por somente leite materno, livre demanda, as pessoas vão te encher a paciência, se der mamadeira também vão, se amamentar por 6 meses, vão te julgar, se for até os 2 anos também. Então, já comece a ligar o botão do "não ligo". 

Mamãe. Cuide do seu casamento. Ele ficará mais sensível nos primeiros dias com o bebê. Mantenha um diálogo saudável. Converse com seu marido sobre suas dificuldades, sejam parceiros. 
Se seu marido já não ajuda muito, dividam as tarefas. Nem que precise fazer uma agenda. Pais não tem que ajudar, tem fazer, participar, ser. 

Sua mãe e sua sogra provavelmente sabem um pouco mais que você, aceite os conselhos que convir. Elas já foram
Mães, e podem até falar algumas coisas que não são válidas nos dias de hoje, mas mantenha o amor e respeito dentro do seu peito. Releve. Conte até 10, 50, 100. 

Não queira que seu bebê seja como da sua amiga. Ou como o caso que você leu na revista ou internet. Nem tudo é como parece, e se por acaso o bebê da sua amiga dorme a noite noite toda desde sei lá quando, não inveje, ele pode dar trabalho com outra coisa. 

O mais importante: você vai sentir e passar por tudo isso, e acredite, sairá mais forte. Mais capaz. Curta cada fase, cada momento. Passam rápido e sentimos saudades até do choro. 

E, Não force. Deixe fluir a mãe que há em você. Temos tantos instintos guardados que vocês nem imaginam. 

Avisei né?! Rs 

Beijinho!!







Um comentário :

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página