4/11/2016

Sal caseiro

Você sabia que consumimos o dobro da quantidade recomendada de sal pelo Ministério da Saúde? A recomendação de sal de cozinha por dia é de 6 gramas, o que equivale a 2.400 miligramas de sódio (lembrando que sódio e sal são coisas diferentes!). Por isso, precisamos rever a quantidade de sal colocada em nossas refeições diariamente.
E nem preciso te contar que o excesso de sal pode causar retenção de líquidos e pressão alta, não é? Então, a dica de hoje é para você que deseja (e precisa) reduzir a quantidade de sal ingerida.
Nosso paladar está tão viciado ao sal, que o pouquinho que retiramos dele nas nossas refeições, já achamos que a comida não está mais gostosa, né? Mas, a nossa sorte é que o paladar se adapta facilmente a novos sabores e por isso, podemos sim a acostumar nossas papilas gustativas – regiões que temos na língua e que são responsáveis por identificar os sabores – a identificar sabores de temperos saudáveis, substituindo o sal comum pelo de ervas, por exemplo, que dura até 3 semanas em pote de vidro, bem vedado.
O que acha de aprender a fazer e dar mais sabor às suas refeições?


sal de ervas caseiro

RECEITA SAL DE ERVAS CASEIRO

Ingredientes:
1 colher de sopa de alecrim
1 colher de sopa de salsinha seca
1 colher de sopa de manjericão
1 colher de sopa de orégano
1/2 xícara de sal light (possui menor teor de sódio e mais potássio).
Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata até que fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro tampado.
Agora você pode temperar suas carnes, saladas, molhos e o mais legal, dá pra fazer vários tipos de sal, pra usar em cada tipo de preparo. Basta usar sua criatividade!
Eu já adotei o sal de ervas nas minhas refeições e comecei a prestar atenção na quantidade de sódio exposta no rótulo dos alimentos industrializados. E você, vamos tentar? 😉

18 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que interessante! Adorei mesmo. Eu corro longe de sal, sou hipertensa e quase não o consumo mesmo! Mas ás vezes não tem como fugir e adorei sua receitinha! Vou testar! Obrigada por compartilhar! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sal de ervas? Nossa, deve ser uma delícia. Eu adoro esses temperos! Ótimo post! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal! Ensinarei a receita para toda minha família, a maioria tem hipertensão.
    Adorei a dica ! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu n gosto muito de sal, quase n uso nas refeições,mas acredito q ele está presente em outros temperos q uso p substituir o natural. Amei a receitinha.

    ResponderExcluir
  6. Eu n gosto muito de sal, quase n uso nas refeições,mas acredito q ele está presente em outros temperos q uso p substituir o natural. Amei a receitinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com essa recosta você pode usar com tudo! Sopas, legumes no vapor, carnes etc. bjs!

      Excluir
  7. AMEI ESSE POST ja dei print e amanhã mesmo vou comprar as coisas pra fazer. Adorei mesmo eu sou igual boi pra sal mesmo sabendo que é super errado eu como. Ter essa forma mais saudavel pra poder consumi-lo vai me ajuda e muito. Ps: meu noivo tmb agradece kkk . Beijos e OTIMO POST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk igual boi foi ótima Mandy! Compra sim! O gosto fica mto bom! E da pra usar com tudo! Com carne então! Fica ótimo!!

      Excluir
  8. Muito bom essa receita, hoje em dia os alimentos sempre vem cheios de sódio e essa é uma alternativa muito saudável adorei.
    Bjoss e sucesso!!
    http://blogdocemundodoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Super interessante essa receita, adoro tudo com bastante sal e sei o quanto isso é prejudicial. Vou fazer a receitinha e tentar me adaptar <3

    Beijos,
    www.nunamendes.com

    ResponderExcluir
  10. Muito legal esse post e vou super fazer esse receita!! Sou viaciada em sal e seu que não me faz nada bem.

    ResponderExcluir
  11. Nossa muito bom o post , ja nao consumo muito sal a anos , porque aparti de minha mae todos fomos obrigados a mudar isso , e foi muito bom por sinal hahaaha , adorei a dica , bjs

    ResponderExcluir
  12. Valha que legal, adorei a dica!

    http://oquefoibrendex.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, vou já fazer. Amei essa receitinha! Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Muito legal. Salvei nos meus favoritos pra não esquecer. Vou comprar os ingredientes.

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente adorei a dica, estou na luta para tentar diminuir o sal nas alimentações e vou tentar essa receitinha. Obrigada <3 beijosssss

    ResponderExcluir
  16. eu já consegui diminuir a quantidade de sal que eu comia, mas posso diminuir mais! Adorei a dica, vou fazer esse sal com certeza!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página