Olá queridas mamães! Hoje vamos falar sobre a hora do sono!

Às vezes, a hora de dormir pode se tornar um drama. Antes de colocar o bebê pra dormir, sempre verifique se está tudo ok. Fralda, roupa confortável, fome, sede, se está doente ou com algo que possa incomodar. Aí, começa a maratona. Já viu tudo isso, mas ele chora e não quer ficar no berço de jeito nenhum. Parece familiar?
Aproveito para deixar claro que aqui apenas mostramos o que pode ser feito para lhe ajudar. Não são regras, sai dicas pelo que já passamos, adaptamos de livros e etc.
como já comentei em outros posts, já tentei usar a técnica do "nana nenê" aqui com o Théo, mas como não concordo com alguns extremos, adaptei para ficar melhor pra ele.
Portanto seguem algumas dicas, de técnicas suaves, mas eficazes, para sair destas e de outras dificuldades de sono:
Dica 1: Não alimente ou balance o bebê para dormir:
Este erro é comum, e eu assumo que fiz isso até os 6 meses. Não consegui "cortar" isso antes. É o mais comum, porque alimentar e balançar o bebê são as coisas que mais fazemos no começo, além de trocar as fraldas. Recém-nascidos mamam a cada duas ou três horas. Por isso, eles não têm ciclo de sono definido e frequentemente adormecem depois de mamar. O bebê está se adaptando à vida fora do útero, e dormir depois de comer é normal. É por volta dos quatro meses que eles desenvolvem maturidade neurológica suficiente para ter uma rotina do sono. Por isso não recomendo colocar rotina antes dos 4 meses e nem tentar forçar algum horário nessa fase. Aos poucos antecipe as mamadas.
Solução: Crie uma rotina do sono que ajudará seu filho a associar novas atividades a dormir. Dê um banho, coloque o pijama, leia uma história (mesmo que ele ainda não entenda) e, em seguida, diminua as luzes. Se a mesma coisa acontece todas as noites, eles começam a entender que a hora do sono está prestes a chegar. O ideal é colocar o bebê no berço antes que ele adormeça, de modo que ele aprenda a dormir no berço, não em seus braços.
Dica 2: Não pegue o bebê no colo logo que ele chora:
É claro que você quer confortá-lo quando ele está choramingando. Aos poucos você perceberá o tipos de choro do seu filho. E nos primeiros seis meses é isso que devemos fazer, para que o bebê saiba que ele está amparado. Mas, conforme ele fica mais velho, descobre que pode usar as lágrimas como aliadas nesta hora.
Solução: Primeiro converse com ele, acalme-o, com sua voz e toque. Depois, cheque os itens: fome?, sede, dor, etc... Ou está apenas chorando porque você saiu do lado dele, tente esta técnica: Quando você deixar o quarto, volte em cinco minutos e, se o bebê ainda estiver chorando, certifique-se de que ele está realmente bem. Faça isso até que ele durma e, nas próximas noites, aumente o intervalo de tempo.
Dica 3: Não amplie as mamadas noturnas:
O bebê acaba pé se acostumar a ter a mamada a noite quando acorda sem querer por exemplo, o peito para eles sempre será lugar de conforto e calma. Mas isso acaba criando como se fosse um vício, ele acorda e associa que para dormir de volta precisa do peito. Até os 6 meses não vejo problema nisso, mas com 7 já é interessante criar um hábito saudável de sono. As mamadas noturnas não afetam apenas o seu sono, mas podem afetar a forma como seu filho come durante o dia, pois quando ele come muito a noite, sente menos fome durante o dia e volta a sentir fome tarde.
Solução: “Feche a cozinha” após a refeição antes de dormir para motivar seu bebê a comer mais durante o dia. Para chegar lá, você pode cortar gradualmente a quantidade de vezes e de tempo que amamenta durante a noite.
Dia 4: Não cochilar em movimento:
Deixar seu bebê dormir no carrinho frequentemente pode parecer mais fácil. O problema é que depois ele pode ter mais dificuldades para adormecer no berço, o que pode criar um problema de sono em casa. Além disso, pegar no sono em movimento pode significar que a soneca não vai ser consistente.
Solução: Se familiarize com a quantidade de sono que seu bebê precisa (compatível com a idade que ele tem) e organize seu dia para que ele possa dormir no berço sempre que possível.
Dica 5: Não deixe a criança acordada até muito tarde:
Se você pensa que manter seu filho acordado até tarde vai fazer com que ele durma mais e mais profundamente, saiba que a estratégia pode dar errado. Quando bebês dormem tarde, eles ficam cansados demais. A partir daí, eles levam mais tempo para adormecer e acordam com mais frequência.
Solução: Se seu bebê tirar um cochilo no início da noite, você pode converter isto para a hora de dormir: Dê um banho, coloque-o nos pijamas, siga com o ritual da noite. Você também pode tentar adiar esta hora do cochilo por 15 minutos todos os dias até chegar ao horário desejado.
É isso mamães... Sempre alerto que bebês gostam de dormir. Alguns apenas tem mais dificuldade que outros, mas o sono é extremamente necessário e importante para eles. Principalmente o sono da noite.
Pode ser difícil mudar certos hábitos, mas o quanto antes melhor!
Bom final de semana!
No próximo post escreverei sobre como colocar uma rotina de sono saudável.
Nossa vou mudar algumas por aqui pra melhorar a rotina! Mto bom!
ResponderExcluirAguardo o próximo post pra ajudar na rotina do sono. To tentando colocar aqui em casa em prática mas tá difícil rs
ResponderExcluir