11/03/2015

Diabetes Gestacional



Olá mamãe!

A diabetes gestacional costuma se desenvolver no 3º trimestre de gestação é indicado para o seu tratamento uma dieta e com o uso de remédios, como hipoglicemiantes orais ou insulina.
A diabetes gestacional tem cura, no entanto é necessário seguir a risca o tratamento proposto pelo médico. Mas a mulher que tem diabetes gestacional, ha uma propensão para desenvolver diabetes mellitus tipo 2 em cerca de 10 a 20 anos e também de sofrer com a diabetes gestacional numa outra gravidez.

Sintomas
Normalmente os sintomas da diabetes gestacional são o aumento de alguns sintomas que já são comumente apresentados na gravidez, o que dificulta o diagnóstico sem exames, por isso médico deve solicitar o exame da glicose pelo menos 3 vezes durante a gestação, geralmente o primeiro exame é feito às 20 semana:
Muita fome;
Muita sede;
Ganho de peso exagerado na mulher ou no bebê;
Aumento da vontade de urinar;
Cansaço extremo;
Inchaço nas pernas e nos pés;
Visão turva;
Pode haver candidíase frequente ou cistite.


Tratamento
Para diabetes de baixo risco normalemte é recomendado para tratamento uma dieta sem açúcar e exercícios físicos moderados. Já nos casos mais graves deve-se optar pela administração de hipoglicemiantes orais ou insulina a fim de controlar o açúcar do sangue até alcançar índices aceitáveis. Há hiperglicemiantes orais que não devem ser utilizados na gravidez. Saiba mais sobre remédios que não podem ser administrados na gravidez.

Riscos
A diabetes gestacional deve ser tratada para evitar riscos para a mãe e para o bebê:
Rompimento da bolsa aminótica antes da data prevista;
Desenvolvimento da síndrome da angústia respiratória;
Parto prematuro;
Bebê muito grande para a idade gestacional;  
Feto que não vira de cabeça para baixo antes do parto;
Doenças cardíacas;
Aumento do risco de pré-eclampsia;
Hipoglicemia após o nascimento;


O maior índice de diabetes gestacional ocorre com gestantes com mais de 25 anos, obesas ou quando a gestante tem uma intolerância aos açúcares.

Para evitar ou acompanhar melhor a diabetes gestacional, não deixe de fazer os exames pré-natais e acompanhamento médico.

Boa sorte!

Bjos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página