11/10/2015

Dicas para visitar um recém-nascido

Os bebês nascem e logo todo mundo quer conhecer... Mas depois que somos mães, entendemos como é importante certos cuidados para essa primeira visita. Algumas pessoas tem bastante noção quanto a isso, outra nenhuma rs. Por isso listamos aqui algumas dicas para você que vai visitar alguém. Essas dicas foram selecionadas após um bate-papo com algumas mães. E para você que está grávida, vale a pena a leitura e a indicação do texto, já para elucidar o pessoal!
1. Local: No hospital/ maternidade/ casa?
Algumas mães preferem receber as visitas ainda no hospital, pela praticidade de poder contar com todo o suporte das enfermeiras para os cuidados com o bebê, e por não precisar se preocupar em ser anfitriã. Outras (como eu), acham esse momento muito cedo e muito particular, eu preferi receber visitas, na minha casa após uma semana, e foi sem problemas, todo mundo super compreende essa fase. O segredo é realmente perguntar para os pais, o que eles preferem. Salvo exceções, quando eles pedem ajuda para algo por exemplo. Depois de um mês mais ou menos as mães costumam já querer mais visitas, nem que seja para conversar, a rotina com o bebê pode ser cansativa e por vezes estressante, ver rostos amigos ajudam muito.
2. Ligue antes. Sempre.

Jamais faça um a visita surpresa. As mulheres e mamães, normalmente, gostam de receber as visitas com a casa arrumadinha, com algum petisco, etc. Eu pelo menos detesto que alguém veja alguma bagunça em casa, rs. Ligue antes e combine o melhor horário, a mãe a princípio está em função do horário do bebê, portanto é muito importante respeitar os horários do banho, mamadas, sonecas, etc. 

3. Coma antes de chegar e evite ir em horários de refeições

Isso também depende da família, aqui no Canadá por exemplo, uma dica que recebemos foi o contrário, se alguém quisesse vir, poderia ser no almoço ou na janta, desde que a pessoa trouxesse a comida, rs... Isso pra nova mãe é excelente. A primeira semana é beeeeem cansativa, nos doamos 200% para o bebê e até o nosso banho fica prejudicado. Então, quanto menos trabalho tivermos melhor! Melhor ainda se você tiver alguma amiga de coração muito bom (como eu tenho aqui), que inclusive fez marmitinhas para mim! (adoro) =)


4. Não leve crianças
Se tiver essa opção ótimo, para evitar bagunça e barulho em excesso. É claro que isso também depende da família. Mas, se der, não leve, elas podem querer pegar o bebê e beijá-lo sem parar, deixando os pais em alerta e por vezes desconfortáveis. Talvez nas primeiras semanas não seja o momento adequado para iniciar a convivência. Se der, espere mais uns dias.
5. Não vá se estiver doente

Parece óbvio, mas tem gente que esquece disso. O sistema imunológico do bebê é bem sensível, e ele ainda está se acostumando com o ambiente, e não tomou todas as vacinas, assim, ele fica mais suscetível a ação de vírus e bactérias. Fique recuperado e vá depois. 

6. Não fume e não use perfumes

Regra master! O olfato e a pele do bebê são extremamente sensíveis. Os cheiros podem dar alergias ou irritações. Não fume, não use cremes ou perfumes fortes, e para os homens, cuidado com o rosto, por causa da barba.

7. Higiene reforçada

Normalmente as mamães deixam um vidro de álcool a mostra para os convidados usarem o quanto quiserem rs. Ou seja, é para usar mesmo! Lave as mãos antes de pegar o bebê, e sempre pergunte a mãe se você pode pegar. 

8. Visitas rápidas

As visitas não podem ser demoradas, só o fato de ser uma visita, já cansa a mãe. Eu lembro que para cada visita a gente (eu e Rodrigo) contávamos como tinha sido o parto, e na semana que o Théo nasceu, contamos essa história umas 3 vezes por dia! kkkkk E claro, ainda contamos! Veja aqui como foi. É que tudo foi muito gostoso e diferente, inclusive partilhar essa experiência é bem legal, porém a gente fica cansada até de falar, aí eu acionava o marido pra contar a história, mesmo porque tinha coisa que eu nem lembrava. Fique pouco tempo. Mãe, pai e bebê precisam descansar.

9. Não peça para a mãe acordar o bebê

Por favor não dê essa ideia de girico! O sono de recém-nascido é sagrado. Pelo menos para os pais que passam dias e noites acordados, esperando ansiosamente pelo momento em que o bebê finalmente fecha os olhos e descansa. Assim, eles também podem dormir um pouco ou fazer outras atividades. 

10. Não pegue na mão do bebê, não beije e nem pegue no colo, caso a mãe não queira

Não, não, e não. Nosso corpo "carrega" algumas bactérias, que não faz mal para nós, mas são nocivas para os bebês. Todos os dias encostamos em diversos objetos que, claro, não estão limpos. Bebês sempre colocam as mãos na boca. Então, evite pegar nos dedinhos do pequeno e também não o beije. Pegar no colo, só se a mãe oferecer.

11. Mão na massa

Se você for íntimo do casal, ajude no que for preciso. Depois de ver o rostinho do bebê e de parabenizar os pais, faça o que puder para ajudá-los em casa. Vale lavar a louça, passar uma vassoura no chão, ou até deixar uma comidinha pronta são tarefas simples e que se acumulam, por conta das novas demandas da família. Se for um amigo bem próximo ou da família, você também pode se oferecer para cuidar do bebê enquanto a mãe toma um banho ou faz uma refeição ou, então, levar o filho mais velho, se o casal tiver um, para dar um passeio. Acredite: estes serão os melhores presentes que você pode dar.

12. Evite dar conselhos e palpites

Só se a mãe pedir ou perguntar algo. Tudo o que uma nova mãe não precisa é de palpites. Nunca. Nem mesmo quanto ao filho mais velho. Mas, principalmente, nessas primeiras semanas, quando ela ainda está se adaptando ao novo papel, conselhos inconvenientes podem deixá-la irritada, insegura, e até triste... A reação depende do temperamento de cada uma. Portanto, evite frases como: "Dá uma mamadeira. Esse bebê deve estar com fome", "Coloque ele no berço, se não vai ficar mal acostumado" ou "Deixa ele chorar um pouco. Faz bem para os pulmões".

13. Não tire fotos, se a mãe não permitir

Pergunte antes! A gente entende que aquele rostinho é muito fofo, assim como a mãozinha, a roupinha e os cabelos e que, por isso, a vontade de fazer uma foto e postar nas redes sociais, para compartilhar com o mundo, é quase incontrolável. Mas segure-se! Só tire fotos e publique na internet se os pais permitirem. Ainda assim, evite o uso de flashes, que podem incomodar o bebê.


14. Hora de amamentar = hora de ir embora
Para algumas. Não é regra. Por isso vale conhecer o casal e saber como os pais são sobre essas coisas. Alguns, dependendo da visita, nem ligam. Já algumas mulheres se sentem constrangidas e preferem amamentar o bebê sozinhas, de maneira reservada. Principalmente no início, quando muitas não têm tanta prática, elas podem se atrapalhar e ficar inseguras ao oferecer o peito para o bebê. Na dúvida, é melhor aproveitar para ir embora. Ou, então, ofereça para sair do local.
15. Fique atento aos sinais
Respeite a rotina da família, esteja atento às necessidades, e interprete os sinais dos pais e do bebê, que são bons indicadores para uma visita bem-sucedida. É fundamental respeitar o ambiente, cultura e circunstâncias dos pais e não contribuir para aumentar a ansiedade familiar.

E você mamãe, tem dúvida sobre como cuidar do seu baby? Dá uma olhada neste post, que vai te ajudar: Os primeiros cuidados com um recém-nascido.
Bjinhos!

2 comentários :

  1. nossaaaaaaaaa, tem umas aí que eu nem sabia, vai ajudar muito pra eu não dar nenhum fora quando visitar algum bebê hahaha. Adorei.

    beijo.
    www.teclaenter.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coisa que a gente nem imagina né! Obrigada pela visita Michelle! bjs!

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página