11/05/2015

Os 10 mandamentos da gestante

Olá mamãe!

Descobrimos que estamos grávidas e a primeira coisa que nos perguntamos é "E agora?", todas temos alguns costumes que terão de ser trabalhados, para o bem da futura mamãe e do bebê, sabemos que algumas coisas fazem mal, mas sempre tem quem diga e um pouquinho não faz mal, calma, o que faz mal, faz mal em qualquer quantidade, um pouco de veneno por dia é capaz de matar até o mais forte dos homens. Por isso vamos colocar aqui algumas coisas que devem ser evitadas:

1 - Não beber - Eu mesma adorava tomar uma cervejinha no calor, um vinho no frio, como é bom, não é mesmo? Mas esse momento requer cuidados especiais, os danos causados no bebê pelo  consumo de bebidas alcoólicas na gravidez são irreversíveis, o álcool é uma substância com livre passagem para o feto. O fígado do bebê que está em formação metaboliza o álcool duas vezes mais lentamente que o fígado da sua mãe, isto é, o álcool permanece por mais tempo no organismo do bebê do que da sua mamãe. Será que vale o risco? Os efeitos no bebê podem ser desde gestos desajeitados até problemas de comportamento, dificuldade de crescimento, rosto com má formação e retardo mental, dependendo da fase da gravidez e também da quantidade de álcool ingerido.  Mamãe, são apenas alguns meses, e depois a mamãe vai poder voltar para sua vida normal, quando o bebê não estiver mais mamando no peito, caso queira pode voltar aos seus antigos costumes, mas lembre-se sempre que agora você serve de exemplo para alguém.

2 - Não fumar - Se o cigarro faz mal aos adultos, imagine os danos que pode causar ao bebê? A nicotina, substância presente no cigarro, estreita os vasos sanguíneos fazendo com que chegue menos nutrientes e oxigênio para o feto, o que pode causar graves problemas de desenvolvimento. Mulheres que mantém o vício nos primeiros meses de gravidez tem propensão de sofrer aborto natural, sangramentos, descolamento de placenta e parto prematuro, além de problemas de saúde congênitos para o bebê. 

3 - Cuidado com alimentos crus - Quando falamos em alimentos crus, todos pensam em comida japonesa, mas não é só isso. Alem do peixe cru que pode conter parasitas que "roubem" do corpo nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebe, também precisam se policiar com frutas e legumes crus, que podem conter toxoplasmose, isso não quer dizer que você não possa consumir, e sim que estes precisam ser bem lavados antes de serem consumidos.

4 - Evite químicas no cabelo - Qualquer tipo de química deve ser evitada até o sexto mês, após isso alguns médicos liberam tonalizantes e algumas químicas que não tenham contato com o couro cabeludo. Eu optei por esperar, mas caso tenha dúvidas consulte o seu ginecologista-obstetra.

5 - Controle a alimentação - As grávidas que dizem que estão comendo por dois cometem um grande erro, pois o ganho excessivo de peso na gravidez pode causar diabetes gestacional, trazendo riscos à gravidez e ao bebê. Tente comer moderadamente, coisas saudáveis, de 3 em 3 horas.

6 - Tente descansar - Durma o máximo possível, e tente tirar cochilos sempre que se sentir cansada, coloque as pernas pra cima para evitar inchaços, e sempre que for dormir tente se deitar para o lado esquerdo, para melhorar o fornecimento de oxigênio para o bebê.

7 - Evite o excesso de exercícios físicos - Fazer uma caminhada, sempre faz bem, alem de melhorar o condicionamento físico, evita o excesso de peso, mas nesse momento priorize o descanso e evite exercícios pesados, que exijam muito esforço.

8 - Cuidado com produtos de beleza - Cremes e maquiagens que contenham ácido retinoico, ácido salicílico, alguns cremes e fórmulas antiacne, esses componentes são completamente contraindicados para grávidas, sempre que precisar de alguns produto verifique os componentes e no caso de cremes antiacne peça uma prescrição especial para seu médico.

9 - Crie uma rotina - É muito importante ter uma rotina pré-estabelecida, horários para comer e o que comer, horário para relaxar, horário para dormir e como dormir, para evitar o esforço desnecessário e pouco tempo para comer e dormir, faça tudo com calma.

10 - Curta a gravidez - Aproveite esse momento unico da vida da mulher, essa dádiva única e o momento mais especial da vida de todas nós.

Boa sorte!

Bjos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página