A mastite (alguns chamam de empedramento, ou leite empedrado), é uma inflamação da mama que provoca o surgimento de sintomas como dor, inchaço ou vermelhidão na mama. Geralmente, surge em mulheres que estão amamentando, devido ao entupimento dos canais por onde passa o leite, mas também pode acontecer em qualquer fase da vida da mulher devido à entrada de bactérias na mama, através de feridas no mamilo ou piercings, por exemplo.
Até 10% das mulheres desenvolvem pelo menos um episódio de mastite durante o período de amamentação. E eu fui uma delas! Tive mastite logo nos primeiros dias. Meu corpo ainda estava "ajustando" a demanda de leite e eu estava com muito leite, Théozinho não deu conta de mamar tudo que tinha! Na maioria dos casos, a mastite ocorre nos três primeiros meses de aleitamento, mas nada impede que esta inflamação da mama possa ocorrer em fases posteriores. Ela tem cura e o seu tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível para evitar o desenvolvimento de bactérias no tecido inflamado, provocando uma infecção e piora dos sintomas.
Mastite |
Sintomas:
O quadro costuma começar de forma branda, primeiro com o endurecimento de uma região da mama, indicando estase do leite neste sítio. A partir daí, podem surgir dor e uma pequena vermelhidão local. O esvaziamento adequado da mama neste momento é importante para evitar a progressão da inflamação. Se a estase se mantiver, pode haver infecção do local, surgindo, então, os sintomas de febre alta, calafrios e prostração.
Os sintomas iniciais de mastite são semelhantes ao de uma gripe e, por isso, a mulher pode sentir cansaço excessivo, calafrios e mal estar geral. No entanto, outros sintomas incluem:
- Dor na mama;
- Inchaço;
- Vermelhidão do local;
- Surgimento de caroço junto do local dolorido;
- Seio fica bem quente e duro
- febre alta
- sintomas como de uma gripe forte (dor no corpo, cansaço, dor de cabeça)
Normalmente, os sintomas de mastite surgem apenas em uma mama, no entanto, caso a mulher deixe a outra mama encher em excesso, também pode causar o desenvolvimento de uma mastite.
Tratamento:
O tratamento para mastite deve ser orientado por um ginecologista, mas, normalmente, é iniciado com descanso e esvaziamento frequente da mama afetada com bomba, devendo-se oferecer mais vezes a mama não afetada para o bebê mamar, por exemplo.
Além disso, a mulher também pode aliviar os sintomas da mastite colocando compressas frias sobre a região dolorida. Porém, caso precise amamentar nos próximos 10 minutos, é recomendado aplicar uma compressa morna ou tomar um banho quente para facilitar a saída do leite. Saiba mais sobre como tratar este problema: Tratamento para mastite.
Nos casos mais graves de mastite, em que a mulher desenvolveu uma infecção, o médico pode ainda receitar o uso de antibióticos, como Amoxicilina ou Clindamicina, ou remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, até que a infecção seja eliminada da mama.
Para aliviar a dor, fiz compressa com bolsa de água quente e também tomava longo banhos quentes, deixando a água escorrer no seio.
O que fazer para evitar uma mastite:
Deve-se que as mamas são esvaziadas frequentemente pelo bebê. Isto é, ofereça uma mama ao bebê e só depois de estar esvaziada, oferecer a outra, alternando as mamas na mamada seguinte. Se necessário retire o leite com uma bombinha manual.
Além disso, também é aconselhado que a mulher utilize sutiãs e roupas de algodão pouco apertadas, evitando pressão excessiva sobre as mamas e prevenindo o desenvolvimento de bactérias. Eu usei e uso, uns absorvente próprios para o seio nessa fase. E troco diariamente.
Faça massagens diárias no seio para ajudar no desentupimentos dos ductos.
Absorvente para seio |
Caso esteja passando por isso, siga essas instruções e também consulte um médico caso os sintomas estejam lhe incomodando muito.
Beijinhos! Até mais!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Volte sempre!