Sabemos que o pré-natal é extremamente importante para que a gestação seja mais saudável, pois por meio do pre-natal é possível detectar possíveis alterações o que reduz bastante a chance de uma gravidez conturbada, protegendo a saúde da mãe e do bebê.
Tive uma infecção de urina gravíssima que só foi detectada no quinto mês de gravidez, tive que tomar dois tipos de antibioticos (sob orientação médica) pra poder melhorar, e só foi constatada a melhora na penúltima semana de gravidez, mas foi por erro da obstetra que estava me acompanhando no início que não havia pedido o exame.
Muitos remédios não podem ser ingeridos durante a gestação, nem é recomendada a automedicação, também por isso o acompanhamento médico é essencial para garantir que todos os tratamentos sejam feitos com o devido cuidado. Há também algumas vacinas que são solicitadas, que normalmente são coqueluche, antitetânica, e antigripal.
Para auxiliar as mamães de primeira viagem assim como eu colocamos aqui os exames que são geralmente solicitadas:
• Grupo sanguíneo e fator Rh: importante porque se a mãe for Rh negativo e a criança Rh positivo (caso o pai seja Rh positivo), pode ocorrer uma incompatibilidade sanguínea que leva à destruição das células vermelhas do feto, podendo levar à sua morte antes mesmo do nascimento.
• Glicemia: importante para detectar os níveis de açúcar no sangue, podendo assim evitar uma diabetes gestacional.
• Anti-HIV: existem medicamentos que se utilizados de maneira correta e no momento certo podem reduzir bastante o risco de transmissão do vírus para o bebê.
• Exame de sífilis: essa doença tambem pode ser transmitida ao bebê, o tratamento correto durante a gestação pode evitar má formação do feto.
• Exame de toxoplasmose: doença causada por um protozoário, também pode ser transmitido ao feto, a descoberta precoce e tratamento correto pode evitar má formaçao.
• Exame de rubéola: doença viral, que pode causar aborto ou causar má formação.
• Exame de urina e urocultura: para detectar infecção urinária. A ocorrência de infecção urinária, durante a gestação, pode aumentar o risco de parto prematuro e de infecções mais graves (como a renal).
• Exame de hepatite B: caso a mãe seja portadora do vírus, o tratamento precoce pode reduzir a transmissão para o bebê.
• Ultra-sonografia (US): eu confesso que fiz mais ultrassons do que realmente é necessário, por que eu adorava ver o rostinho do meu bebe ver seu corpinho perfeito, e que mamãe não gosta de ficar apreciando o seu bebe, no entanto os obstetras costumam pedir dois exames. Um no primeiro trimestre, para avaliação da idade gestacional. O outro no segundo trimestre, para avaliar a presença de más formações. Caso a gravidez necessite de um monitoramento mais cuidadoso possivelmente serão solicitados exames adicionais.
Periodicidade do Acompanhamento
Normalmente as consultas devem ser realizadas mensalmente até o sétimo mês de gravidez, após esse período costumam ser a cada 15 dias até completar mais ou menos 36 semanas, a partir desse periodo as consultas são semanais. Nas gestações de alto risco, o intervalo das consultas é menor, dependendo da necessidade de cada caso.
Em cada consulta são realizadas exames físicos, como palpação do abdome e a escuta dos batimentos cardíacos do feto.
Caso você sinta algum desconforto incomum procure seu médico, precaução nunca é demais.
Boa sorte!
Bjos
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Volte sempre!