Olá mamães,
O bebê que é alérgico a proteína do leite de vaca e seus derivados, apresenta alguns sintomas quase que imediatamente depois da ingestão do leite:
*Vermelhidão na pele do corpo todo ou localizada;
*Vômito em jato;
*Coceira à volta da boca;
*Inchaço dos olhos, lábio, língua ou todo o rosto, glote;
*Tosse, chiado ou falta de ar.
Não existe um tratamento para a alergia à proteína do leite de vaca, mas tende a desparecer como passar dos anos, no entanto neste período é muito importante substituir o leite de vaca por outro tipo de leite que o pediatra pode orientar de acordo com a fase de desenvolvimento da criança.
Caso a criança só mame no peito e apresente esses sintomas, não pense que é alergia ao leite materno, porém se a mãe ingerir leite de vaca ele pode reagir da mesma forma, ou apresentar apenas alguns dos sintomas acima, devido a menor quantidade do componente. Contudo basta a mãe parar de tomar leite de vaca e derivados.
No entanto os responsáveis também devem ficar atentos aos seguintes sintomas:
*Gases;
*Inchaço na barriga;
*Diarreia;
*Nariz escorrendo.
Estas sintomas estão ligados às pessoas que possuem intolerância a lactose, que é uma incapacidade de digestão do açúcar próprio do leite e os sintomas podem demoram em torno de 1 ou 2 horas para aparecer, devido a demora da reação fica mais difícil identificar a relação com o leite.
A longo prazo, a insistência em tomar o leite pode provocar má absorção dos nutrientes da dieta e o bebê emagrece, podendo não se desenvolver corretamente.
Tanto a alergia quanto a intolerância podem ser hereditários, e também quando o bebê é alimentado exclusivamente com fórmula de leite artificial comprada na farmácia.
Caso se depare com alguns desses sintomas por mais de uma vez consulte o pediatra, pois assim ele poderá solicitar exames ou testes dermatológicos para confirmar ou descartar a possibilidade de alergia ou intolerância ao leite de vaca.
Boa sorte!
Bjos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Volte sempre!