10/14/2015

Plano de Parto: o que é e como fazer

Talvez você se espante em saber que o Plano de parto existe desde 1986. Conduta difundida nos Estados Unidos e recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o plano de parto tem grande importância no atendimento à gestante e ao recém-nascido. 
Sua função é de registrar as preferências da mulher sobre todas as etapas do nascimento do bebê. Não precisa ser nada complexo, pode ser uma carta, uma tabela, como você preferir. Aqui você encontra o modelo que eu fiz, e usei aqui no Canadá. Você pode usá-lo como base.

Nele, podem estar inclusos o nome do acompanhante, os procedimentos médicos pelos quais a gestante deseja ou não se submeter, procedimentos que ela concorda que sejam feitos no bebê, a posição em que quer ficar durante o trabalho de parto e até indicações sobre a episiotomia (pique na vagina), tricotomia (raspagem dos pelos pubianos), enema (lavagem intestinal) e jejum. E outras informações que julgar necessário.
Aconselho a colocar itens primordiais. Como alergia a certos medicamentos, telefones de emergência e hospitais para atendimento. Quanto mais objetivo melhor.

Essa ideia está começando a ser mais difundida no Brasil, e muitos casais que estão aderindo a ideia, conversam com seus médicos para obter maiores informações. Aqui, no Canadá, como contei lá no Relato de Parto, o parto do Théo, foi natural-humanizado. E as minhas sages-femmes/ doulas, tinham essa lista de informações, que já é um procedimento padrão. Mesmo porque na hora do parto, não estamos com nosso juízo 100%, rs.. Digo isso, pois, entre uma contração e outra, fazendo força, se concentrando e tudo mais, nosso cérebro fica bem perdidinho! Eu fiquei num outro planeta! kkkkk =)

Analise com seu parceiro, para que ele também esteja ciente de todas as informações, meu marido por exemplo, graças a Deus estava mega calmo no dia, e isso ajuda demais, ele inclusive sabia de todas as minhas preferências.

Vale a pena consultar outros planos e pedir indicações. Ressalto, que o maior valor do plano de parto é justamente ter uma maior reflexão e compreensão sobre o tipo de parto que você prefere. É um exercício que pode ajudá-la a definir aquilo que é importante para você, Não veja como uma lista de ordens, mas um ponto de partida para uma conversa.
Alguns hospitais podem não aceitar seu plano, pois preferem não se responsabilizar com tal documento. Quanto a isso, converse com seu médico e veja como ele pode lhe ajudar!



Boa ora para vocês futuras mamães!

bjs!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página