10/06/2015

Dicas para ajudar na produção de leite

Recentemente tenho visto muita polêmica sobre a amamentação. E descobri que essa polêmica é antiga! Grande motivo de discussão entre quem dá fórmula, quem dá leite, quem pega leite no banco de leite etc. 
Aproveito para reforçar, que a amamentação deve ser mantida, exclusivamente por no mínimo 6 meses e complementado até os 2 anos de idade, quando possível. Mas os 6 primeiros meses o leite é praticamente a essência da vida para o bebê. Em um outro post colocarei sobre como amamentar em situações diversas, como bico invertido e etc. 

Quando não estiver conseguindo se adaptar ou se estiver sofrendo para amamentar, procure ajuda. Isso não é sinal de fraqueza. Hoje existem muitos profissionais que ajudam muito. 
Lembrando também que é normal o bebê mamar muitooooo nos primeiros dias e ir diminuindo com o passar das semanas. Isso ocorre porque ele está aprendendo a fechar a boca quando se sacia, rs. Seu peito pode ser cheio de leite no começo e com o tempo diminuir, que foi o meu caso. Logo que Théo nasceu meus seios eram tipo, gigantes, tinha leite demais! Como já comentei em outro post, cheguei a ter mastite. Porém um mês depois eles diminuíram bastante. O corpo se adapta. Nosso peito é uma fabriquinha de leite, das frescas, produz o leite na hora, na quantidade certa! 

Agora, Vamos às dicas para ajudar a ter mais leite: 

1 – Beba muita água: embora isso isoladamente não aumente a produção de leite, contribui para a saúde geral da mulher, o que acaba ajudando muito. Cerca de 87% do leite materno é água, por isso o bebê não precisa de água até os 6 primeiros meses.
Dica da mamis: Sempre sinto muita sede enquanto amamento, então carrego uma garrafinha de 500ml comigo e estou sempre me vigiando pra tomar. Pois tenho dificuldade em tomar água. Tomo chás, sucos etc, mas água mesmo é difícil aqui. Mas tomo!

2 – Chá da Mamãe: Além de beber água, os chás também fazem muito bem durante a amamentação, alguns ajudam a relaxar, como um bom chá de camomila ou de maracujá. Para quem não conhece existe o Chá da Mamãe da Weleda, é feito especialmente para as lactantes,  e auxilia na produção do leite. Eu nunca tomei, mas conheço pessoas que tomaram e amaram.

3 – Alimentação: é muito importante ter uma alimentação saudável, coma de 3 em 3 horas e consuma calorias suficientes para a produção de leite. Não se pegue a dietas nessa fase. Coma alimentos frescos, evite embutidos, coma muitas frutas e verduras. Principalmente as verde escuras, ricas em ferro.

4 – Não se estresse: quando amamentamos, nosso corpo produz os hormônios específicos, como a prolactina. O estresse acaba bloqueando essa produção. Nosso cérebro começa a cuidar do estress e deixa os outros hormônios de lado. Acaba tendo muita adrenalina, nosso corpo todo se altera. Evite discussões desnecessárias, se precisar desabafe com alguém, mas fique firme.
Dica da vovó: mamãe tranquila, bebê tranquilo! 

5 – Descanse/Durma bem: Precisamos estar descansadas para amamentar tranquilas. Eu sei que é muito difícil dormir bem com um bebê em casa, mas peça ajuda para o marido, para uma amiga, ou familiar que esteja disposto a ficar com o bebê para você dormir um pouco. Uma cochilada de 30 minutos, 1 hora, já ajuda. Vale o que todo mundo fala, durma quando ele dormir! A casa, a arrumação pode ficar pra depois. 

6 – Compressa quente: Eu usei uma bolsa que comprei na farmácia. É um saquinho para esquentar no microondas, dentro tem umas sementes. Esquento e coloco no seio que estou amamentando na hora. Banhos quentes também ajudam muito, enquanto toma banho, faça massagens circulares nos seios, puxando suavemente da base para o bico. 

Dica/Aviso da mamis: CUIDADO: Se você já tiver leite a água quente pode empedrar o peito, só faça se tiver pouco leite.

7 – Amamente em livre demanda: não tenha hora para começar, ou terminar. Sempre que bebê quiser. Quanto mais o bebê suga, mais leite produz! Sou contra anotar/ cronometrar o tempo das mamadas. Diversos estudos na área, comprovam que os bebês ficam mais calmos com a livre demanda.

8 – Tire leite entre as mamadas: pode ser com máquina tira-leite mesmo, ou manualmente. Eu usei uma manual, quando meu leite empedrou (mastite), no primeiro mês e foi ótimo. Esvazie totalmente o peito, assim a produção de leite é estimulada. Se quiser, você pode congelar esse leite e usar depois ou doar. O leite congelado dura 15 dias no congelador.

9 –  Converse com seu médico sobre remédios que estimulam a produção de leite, em último caso, mas hoje em dia tem alguns medicamentos que aumentam o leite, e só o médico é que pode avaliar a real necessidade.

10 – Banco de leite: Algumas cidades tem, é um local que lhe ajudará gratuitamente. Darão dicas de amamentação, ensinarão a pega correta (veja aqui). Se por acaso na sua cidade não tiver, procure uma consultora em amamentação que vai na sua casa e te ajuda.

Eis a questão: Como saber se tenho leite suficiente para meu bebê?


O ganho de peso é a melhor forma de saber se o seu leite está sendo suficiente para seu bebê. Nos primeiros dias, é normal ele perder entre 5 a 10% do peso que nasceram Théo perdeu 8%). Mas recuperam logo nas primeiras semanas de vida, e a pediatra irá avaliar na primeira consulta.
É normal nos questionarmos se nosso leite está sendo suficiente, ainda mais com tanta pressão da mídia com relação aos diversos tipos de fórmulas. Conheço bebês que nunca tomaram fórmulas, nem complementos, foram direto com leite materno, e depois papinhas, e são extremamente saudáveis. Não ouso dizer que sobreviveram, pois é o normal. 
No restante dos meses é necessário acompanhar o peso do bebê. Eu anoto mês a mês e sigo essa tabala como parâmetro para saber se meu baby está no peso ideal, abaixo, ou acima.



Se estiver com dúvidas, nos mande um e-mail. Estamos aqui para lhe ajudar no que for possível. Já ajudamos diversas mamães nessa fase de amamentação.

Se você fez de tudo e mesmo assim não tem leite, não se culpe. Gosto de dizer que cada caso é si, um caso. E devem ser analisados com cautela e carinho. 
Aguarde os próximos posts. Falaremos sobre relactação e translactação, um método muito utilizado atualmente, que as mães adotivas fazem para produzir leite e amamentar!

Beijinhos!!!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página