10/01/2015

Mudanças de humor durante a gravidez

Você está grávida, radiante e extremamente feliz, e de repente, sem nenhum motivo aparente, você está odiando as pessoas ao seu redor, com um péssimo humor e se achando horrível? Bem vinda ao clube voce realmente está grávida...rs

A gravidez é uma fase da vida muito delicada para qualquer mulher, porém nesse período a maioria das mulheres passam por uma instabilidade emocional, algumas com alguns sintomas de bipolaridade, e isso é extremamente normal, até um certo ponto.

Durante a gravidez, a mulher oscila facilmente entre a felicidade e a tristeza. Muitas vezes essa mudança repentina de humor é atribuída ao aumento de progesterona e estógeno, mas tambem pode ser motivada por inúmeras preocupações que a mulher tem nesta fase de sua vida, a chegada de um novo membro à família traz diversas dúvidas as mamães, especialmente as de primeira viagem: "Será que vou saber cuidar do bebê? Não serei uma boa mãe. Será que vai faltar algo pra ele? Como será o casamento depois que ele nascer?" - estes são apenas alguns exemplos dos seus receios mais comuns durante a gravidez.

A futura mãe fica extremamente sensível, podendo ter crises de choro de repente, assim como ter momentos de extrema felicidade.

Há estudos que dizem que essas variações de humor são mais frequentes durante as primeiras 12 semanas da gravidez, porém existem grávidas que sofrem a gravidez inteira, e as vezes até depois da gravidez. Ouvi pessoas dizerem que "pegaram raiva" de pessoas durante esse período, como um enjoo permanente, rs.

Quando eu me sentia triste, sempre procurava fazer algo que me fizesse mais feliz, adorava comer chocolate...Rsrs, o importante é tentar não ficar imerso nessa tristeza, passeie, encontre amigos ou familiares que a faça sorrir e esquecer por um momento essa turbulência de emoçoes. Tente falar sobre isso com alguém, não precisa ser psicólogo, pode ser o companheiro, um amigo, alguém que você se sinta confortável. Mas não se cobre por isso, suas mudanças de humor, são perfeitamente normais nesta fase.

Porém se tentar de todas as formas de livrar dessa tristeza ou se os momentos de tristeza forem maiores do que os momentos de felicidade, procure ajuda médica, pode ser que esteja diante de um caso de depressão.

Mulheres que possuem quadro de depressão durante a gravidez são mais prováveis de ter uma depressão pós parto. Portanto quanto antes se livrar da tristeza melhor será, pra você, seu bebe e sua família.

Boa sorte!

Bjos

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página