10/14/2015

O que é Trombofilia?


Olá mamães.

Tive trombose quando tinha 18 anos, foi uma das piores, se não a pior, experiências que tive. A trombose é causada pela coagulação do sangue ou o desenvolvimentde coágulos sanguíneos. Que no meu caso fez com que eu perdesse naquele momento parte dos movimentos da perna direita. Fiquei eu internada 1 semana, fazendo tratamento por meio de injeções (3 vezes dia) na tentativa de desfazer esses coágulos. Após uma semana fiz exame e os coágulos haviam diminuido, no entanto tive que fazer tratamento em casa com as mesmas injeções por mais 15 dias e ainda tomar AAS por mais 6 meses. Quando voltei para refazer o exame os coágulos haviam enfim desaparecido.
Porém esse foi um grande pesadelo pra mim durante toda a gravidez pois sabia da propensão a ter a doença novamente, a chamada trombofilia.
Na gravidez existem maiores possibilidades de uma mulher desenvolver a trombofilia. As causas não são todas  conhecidas, porém o fator genético da doença é uma delas.
A trombofilia pode ser responsável por diversos abortos considerados de "causas naturais", por se tratar de um problema grave precisa ser tratada o mais rápido possível, pois o seu tratamento tardio pode trazer sérios problemas para a mãe e até causar a morte do bebê. O risco é que os coágulos obstruam os vasos sanguíneos, causando o entupimento das veias dos pulmões, coração e cérebro materno, como também obstruindo a circulação na placenta.
Atualmente existem tratamentos eficazes caso haja o desenvolvimento de trombofilias. O ideal é que o ginecologista que acompanha a gestante conheça o histórico da paciente para que ele possa fazer um acompanhamento mais detalhado caso tenha história pessoal ou familiar de trombose; três ou mais abortos naturais de 1º trimestre, dois abortos de 2º trimestre ou um caso de natimorto; casos de pré-eclampsia grave, principalmente em grávidas com menos de 32 semanas de gestação; história de descolamento prematuro de placenta e parente de primeiro grau com mutações no sangue. Para detectar se há algum tipo de trombofilia, o médico deve pedir uma complexa investigação laboratorial.

Boa sorte!

Bjos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página