9/16/2015

A Amamentação

Resultado de imagem para amamentação
Depois de longos meses de espera, você finalmente conheceu seu filho/ sua filha! E agora ele quer te conhecer também, mas também já sabe que precisa se alimentar! Uma forma muito amável e perfeita é a amamentação. Eu sou 100% a favor a amamentação. Hoje é super difundido sobre os imensos benefícios que a amamentação traz para o bebê.

Veja na imagem abaixo:


A amamentação, de tão importante, tem até semana especial no calendário: o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) promovem do dia 1 ao dia 7 de agosto a Semana Mundial da Amamentação, lembrando o quanto o leite materno pode fazer diferença na vida da criança, estimulando as mães a praticarem esse gesto de amor e esclarecendo as principais dúvidas sobre o tema. 

Para mamães de primeira viagem, como eu, rs.. a amamentação era muito misteriosa. Eu tinha medo de dar errado, medo do meu bebê não saber pegar, ou de me machucar, e outros...
Porém, logo que ele nasceu e o coloquei no meu peito, senti uma felicidade que não saberia explicar em palavras! É incrível como eles realmente sabem que tem chupar! Fiquei maravilhada!!!

Porém, para meu desespero, no dia seguinte o Théo pegou tudo errado, não conseguia a "pega" correta, me machucou (chegou a sangrar), ficou muito dolorido. Tive que passar pomada, colocar concha, usar protetor de seio, fazer massagem, passar o próprio leite, pra ajudar na cicatrização e até gelo eu coloquei! Foram 3 dias de mega sofrimento! Até que minha doula super fofa, me ajudou a "ensinar" o Théo a fazer a pega correta. Porque, por mais que eles já tenham o instinto de chupar para comer, alguns são meio preguiçosos e não fazem da forma correta, prejudicando a mãe.
Depois das dicas dela, tudo voltou a ser colorido e lindo! rs... Hoje eu amo amamentar! Me sinto completa e super realizada de ter esse momento tão especial com meu teteco (que é o Théo, chamo de teteco, e isso se repetirá por aqui kkkk).
Deu tão certo que já ajudei diversas mãezinhas nessa fase.

Por isso montei essas dicas com ilustrações para ajudar você mamãe a ter prazer nesse momento.

  1. Escolha um local adequado, tanto para seu conforto quanto para o bebê. De preferência, uma poltrona confortável. Pelo menos no início (hoje já dou mama em qualquer lugar rs).
  2. Procure deixar a criança com a cabeça e o corpo alinhados, ou seja, como se o bebê estivesse olhando para a frente, sem ter de virar o pescoço para mamar. 
  3. Use uma almofada de amamentação para lhe ajudar. Os braços, até se acostumarem cansam rapidinho.
  4. Para que a amamentação dê certo, o bebê precisa abocanhar uma boa parte do seio, não só a pontinha. O lábio de baixo e a língua da criança precisam chegar ao peito primeiro, e ficar o mais longe possível do mamilo. Ele terá que estar com a cabeça ligeiramente inclinada para trás, assim o que se aproxima antes é o queixo dele. Antes de colocar o bebê no peito, dê uma "molhadinha" no seu bico e na aréola com seu próprio leite. Assim, quando os lábios do bebê encostarem no seu peito, por reflexo ele automaticamente abre o bocão. 
  5. Quando aproximar o bebê, com a cabecinha um pouco inclinada para trás, e ele abrir a boca, coloque-o rapidamente no peito, lembrando de posicionar o lábio inferior a uma boa distância da parte de baixo do mamilo. Se precisar, ajude-o a abrir um bom "bocão" puxando um pouco o queixo dele para baixo, com delicadeza. Você pode fazer isso mesmo que ele já esteja mamando, para entrar mais peito ainda na boca dele. 
  6. O formato correto da boca do bebê, é o famoso "peixinho", verifique o queixo e lábio superior.
  7. Se você sentir que seu peito está muito duro, faça antes uma massagem para que fique mais fácil para o bebê abocanhar o peito.
  8. Não se preocupe em apertar o peito para liberar o narizinho do bebê. Desde pequenininho, seu filho tem capacidade de se ajustar para conseguir mamar e respirar bem ao mesmo tempo. Apenas apoie a cabecinha dele de modo que ele tenha liberdade para se movimentar e liberar o nariz.
  9. E principalmente, sempre mantenha a calma. Durante a amamentação, converse com seu bebê, faça carinhos suaves nele, deixe-o confortável.
Obs.: Visite o Post sobre Mastite. Situação mais comum do que você imagina nessa fase.

Quanto a dieta da mãe nesse período, não existe um cardápio pré-determinado. O ideal é que a mãe se alimente da maneira mais saudável possível, e não fique muito tempo sem comer. Especialistas dizem que nessa época, nós mamães, sentimos muita sede e fome, principalmente sede de água mesmo, já que ela é matéria-prima para a fabricação do leite. A maior recomendação é fazer refeições balanceada, e coma pelo menos de cinco a seis vezes no dia. Invista em frutas e fibras, além de não abusar dos doces, é um ótimo caminho. E claro, nada de bebidas alcoólicas.

Regime na amamentação pode?

Cortar calorias é perigoso, já que o organismo precisa de muita energia para produzir o leite materno. "Dietas rigorosas nessa fase podem implicar em perda de massa magra, ou seja, músculos e energia", explica o nutrólogo Ary Lopes. Para alimentar o seu bebê, estima-se que as mulheres precisam de 20% a mais de calorias do que as necessárias em outra fase da vida. Isso significa o total médio de 2,4 mil calorias diárias. Portanto, não se preocupe: invista em uma alimentação saudável e o ato de amamentar fará você voltar ao seu peso normal gradualmente.

É possível engravidar durante a fase de amamentação?

Sim. Por isso a importância de utilizar algum método anticoncepcional caso outro bebê não esteja nos planos do casal tão a curto prazo. "A prolactina, o hormônio responsável pela produção de leite no organismo feminino, inibe a gravidez, mas não se sabe até que ponto", explica o obstetra Luiz Fernando Leite. Segundo o médico, é importante dar início ao uso de algum contraceptivo cerca de 30 ou 40 dias após o nascimento do bebê.

Como fazer o bebê arrotar? Existe algum problema se isso não acontecer?

Após a mamada, a mãe deve segurar a criança no colo e deixar o corpo dela o mais em pé possível, com a cabecinha levantada, por cerca de dez minutos. Você pode dar uns tapinhas, bem de leve nas costas, para agilizar o processo. ". O arroto acontece quando há ingestão de ar durante a sucção feita pelo bebê. Porém, se ele pegar o peito de maneira correta e mamar bem, é possível que não arrote.

Tempo de mamada

Não há um tempo estipulado para que o bebê fique no peito, pois depende do fluxo do leite e da quantidade que ele ingere durante a mamada. Os bebê quando estão satisfeitos, podem afastar a cabeça, tentar virar de costas, empurrar o seio e até gorfar no meio da mamada. Quando perceber esses sinais, afaste-o e deixe-o livre. Se por acaso ele mamar muito, ele irá gorfar, o que é completamente normal. Tem bebês que mamam um peito por vez, e mamam até "murchar". Se o bebê mamou o suficiente não há necessidade de dar os dois peitos. Aqui em casa é assim, um peito por mamada e os dois antes de dormir a noite.
É nessa fase que as crianças começam a aprender sobre saciedade.

Posso dar água ao bebê que está no aleitamento materno exclusivo?

Não há necessidade, pois o leite materno já contém água suficiente em sua composição para hidratar o pequeno. O leite é o alimento mais completo que existe. Salvo exceções, como possíveis desidratações ou algum problema de saúde.


Meu leite é fraco

Grande mito sobre o assunto. Na verdade, não existe leite fraco! O que existe é falta de informação. O leite materno é produzido pela mãe cerca de 3 a 4 dias depois que o o bebê nasce. Até este momento o que o bebê mama é o colostro, que tem o aspecto um pouco aguado, daí muitas mães "acham" que o leite pode estar fraco.
O colostro é um fluido muito líquido e quase transparente, que é produzido pela mama, antes do leite materno propriamente dito "descer". Deve ser dado ao bebê logo que ele nasce. É um líquido muito rico em proteínas, água e gorduras essenciais. O colostro é repleto de anticorpos produzidos pela mãe, que transmitem ao bebê, lhe dando a proteção necessária nos primeiros dias.  - nutricionalmente adaptado às necessidades do recém-nascido, fortalecendo seu sistema imunitário. Inclusive o colostro prepara o estômago do bebê para receber o leite materno.



Dicas úteis:

  • Tome de 10 a 15 minutos de sol nos seios todos os dias, antes das 10 horas da manhã ou depois das 4 horas da tarde;
  • Após cada mamada, lave bem as mamas e esvazie o restante de leite manualmente;
  • Sempre dê, inicialmente, ao bebê a mama mais cheia;
  • Ao tirar a boca do bebê do peito, coloque a ponta do dedo mínimo dentro da boca da criança para desfazer o vácuo e evitar feridas;
  • Lave as mãos antes de amamentar;

A pega correta




Ao abocanhar uma boa parte da mama, o bebê consegue colocar seu seio mais profundamente na boca. Assim, o mamilo ficará no fundo da boca dele, na área em que o céu da boca já é mais macio. Dessa forma, o bebê consegue fazer movimentos ritmados com a língua contra a superfície da mama, e assim sugará da forma correta.
Um dos sinais de que o bebê está abocanhando bem o peito é que a auréola fique aparecendo o menos possível.
Esse processo deve ser completamente indolor para você, já que o mamilo estará tão no fundo da boca do bebê que não será comprimido ou beliscado.


Mais informações? Veja Mitos e Verdades sobre a Amamentação.

Tenham um ótimo dia!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página