9/10/2015

Conselhos para uma gravidez feliz

Uma gravidez feliz e tranquila é o que toda mulher sonha e deseja, mas esse é um momento tão esperado e importante na vida da maioria das mulheres que elas acabam se preocupando e se estressando mais do que imaginavam.


Tive uma gestação um pouco conturbada, (não num sentido ruim) pois com 3 meses de grávida eu mudei de país. Foi uma mudança e tanto, mas resolvi acreditar em Deus primeiramente e procurar manter a calma. Eu e meu marido esperamos tanto por essa gravidez (2 anos), que eu não queria estragar por "minha culpa". É claro que tive meus medos e inseguranças e tudo mais... Mas eu buscava sempre ter um momento pra mim, falando com Deus, relaxando e curtindo cada semana!

Sei do ditado que diz “se conselho fosse bom a gente não dava, vendia“, mas acredito que isso valha muito mais para palpites (do tipo que não nos ajudam em nada) do que para conselhos. Coloquei aqui algumas dicas pra você pode aproveitar mais esse momento tão gostoso:

Aproveite o momento!
Isso mesmo aproveite, curta todas as fases da sua gestação, como chocolate quando tiver vontade, compre um monitor fetal e escute o coração do seu bebê a hora que quiser, tire muitas fotos da barriga, cuide da sua pele e dos cabelos e se sinta linda! Pois essa barriga logo logo vai embora e acredite, a gente sente falta dela quando ela se vai.

Confie em você e na sua intuição de mulher e "quase" mãe!
Acredite você sabe o que é melhor para você e para o seu bebê, confie em você, confie no seu corpo, não adianta ficar imaginando coisas ou querendo antecipar o futuro, cada coisa tem seu tempo. Seu corpo te enviará sinais de que tem algo de errado e você será uma ótima mãe, você só precisará estar em paz e atenta.

Xô stress!
Não se preocupe com coisas desnecessárias. Tome um banho de banheira, se tiver, ou se não, tome um bom e longo banho de chuveiro mesmo. Faça caminhadas, que ajudam muito, deite de pernas pra cima. Se você perceber que algo irá te irritar, já saia de perto, pense em outra coisa, vá deitar.. Prefira ficar tranquila. Essa tranquilidade passa para o bebê.

Não tenha medo!
O medo é nosso inimigo número um, quando o assunto é ficar em paz. É claro que você sentirá medos, medo do parto, de quando nascer, do primeiro dia com seu bebê, do segundo, terceiro, etc... Eu tive todos esses medos, mas ao mesmo tempo que sentia medo, meu coração se alegrava ao pensar no meu bebê em meus braços. Isso me acalmava! Seja qual for o seu medo, ele pode ser vencido. Tenha forças. Mães são fortes!  

Ignore certas coisas!
Fuja de opiniões de não irão te acrescentar nada. Palpites com nome por exemplo, sobre criação de filhos, o que pode ou não comer ou fazer.. Certas coisas acabam por nos desanimar ao invés de nos ajudar. Filtre os comentários. De mãe pra mãe: as pessoas SEMPRE "saberão" o que falar pra você, sempre alguém terá a "fórmula" mágica para lhe passar. Apenas siga seu coração e não encane com tudo.

Busque informação no lugar certo!
Hoje o que mais tem na internet são dicas, pesquisas, estudos, conselhos e etc sobre gravidez, maternidade e filhos. Isso é muito útil na hora de uma dúvida. Porém saiba onde procurar. Existem grupos e fórum de mães que são sérios e outros não. E não acredite em tudo que está na internet. Se informe sobre a gravidez, leia sobre as opções de parto, pesquise. Converse com amigas confiáveis e profissionais, procure informações em sites e blogs em que acredita. Não somente sobre o parto, mas sobre o aleitamento materno, sobre os primeiros cuidados com o bebê, sono, cólicas, vacinas, pediatras, enfim, tudo o que achar necessário.

Apoio sempre!
Apoio é muito importante. A começar pelo futuro pai. Permita que ele participe. Os pais normalmente começam a se sentir pais de verdade beeeeem depois da mãe rs. Muitas vezes só sentem de fato quando pegam o bebê no colo. Ter apoio nos da segurança e nos sentimos protegidas. É normal nos sentirmos desprotegidas na gravidez. Nossos hormônios mexem demais conosco. Cada hora é uma nova emoção, uma nova conquista.

Se ame mais!
Eu sei que não é regra geral que a gravidez é um momento lindo e tals.... Mas curta e ame todos os estágios da gravidez porque vai passar, ame seu corpo mesmo que agora você esteja com ele mais arredondado, ame seus olhos, sua pele, ame a grávida que você é e a mãe que você se tornará.
Na teoria eu bem sei que tudo parece muito mais fácil do que na prática, e claro que durante os 9 meses você não vai conseguir manter a calma e paciência 100%, mas tente levar sua gravidez com leveza, use esses conselhos como princípio para uma gestação feliz, mais leve e mais tranquila.

Aproveite! Seja feliz!

Beijos

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página