9/16/2015

Mastite

A mastite (alguns chamam de empedramento, ou leite empedrado), é uma inflamação da mama que provoca o surgimento de sintomas como dor, inchaço ou vermelhidão na mama. Geralmente, surge em mulheres que estão amamentando, devido ao entupimento dos canais por onde passa o leite, mas também pode acontecer em qualquer fase da vida da mulher devido à entrada de bactérias na mama, através de feridas no mamilo ou piercings, por exemplo.

Até 10% das mulheres desenvolvem pelo menos um episódio de mastite durante o período de amamentação. E eu fui uma delas! Tive mastite logo nos primeiros dias. Meu corpo ainda estava "ajustando" a demanda de leite e eu estava com muito leite, Théozinho não deu conta de mamar tudo que tinha! Na maioria dos casos, a mastite ocorre nos três primeiros meses de aleitamento, mas nada impede que esta inflamação da mama possa ocorrer em fases posteriores. Ela tem cura e o seu tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível para evitar o desenvolvimento de bactérias no tecido inflamado, provocando uma infecção e piora dos sintomas.

Resultado de imagem para mastite humana
Mastite

Sintomas:

O quadro costuma começar de forma branda, primeiro com o endurecimento de uma região da mama, indicando estase do leite neste sítio. A partir daí, podem surgir dor e uma pequena vermelhidão local. O esvaziamento adequado da mama neste momento é importante para evitar a progressão da inflamação. Se a estase se mantiver, pode haver infecção do local, surgindo, então, os sintomas de febre alta, calafrios e prostração. 
Os sintomas iniciais de mastite são semelhantes ao de uma gripe e, por isso, a mulher pode sentir cansaço excessivo, calafrios e mal estar geral. No entanto, outros sintomas incluem:
  • Dor na mama;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão do local;
  • Surgimento de caroço junto do local dolorido;
  • Seio fica bem quente e duro
  • febre alta
  • sintomas como de uma gripe forte (dor no corpo, cansaço, dor de cabeça)

Normalmente, os sintomas de mastite surgem apenas em uma mama, no entanto, caso a mulher deixe a outra mama encher em excesso, também pode causar o desenvolvimento de uma mastite.

Tratamento:


O tratamento para mastite deve ser orientado por um ginecologista, mas, normalmente, é iniciado com descanso e esvaziamento frequente da mama afetada com bomba, devendo-se oferecer mais vezes a mama não afetada para o bebê mamar, por exemplo.

Além disso, a mulher também pode aliviar os sintomas da mastite colocando compressas frias sobre a região dolorida. Porém, caso precise amamentar nos próximos 10 minutos, é recomendado aplicar uma compressa morna ou tomar um banho quente para facilitar a saída do leite. Saiba mais sobre como tratar este problema: Tratamento para mastite.

Nos casos mais graves de mastite, em que a mulher desenvolveu uma infecção, o médico pode ainda receitar o uso de antibióticos, como Amoxicilina ou Clindamicina, ou remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, até que a infecção seja eliminada da mama.
Para aliviar a dor, fiz compressa com bolsa de água quente e também tomava longo banhos quentes, deixando a água escorrer no seio.

O que fazer para evitar uma mastite:


Deve-se que as mamas são esvaziadas frequentemente pelo bebê. Isto é, ofereça uma mama ao bebê e só depois de estar esvaziada, oferecer a outra, alternando as mamas na mamada seguinte. Se necessário retire o leite com uma bombinha manual.

Além disso, também é aconselhado que a mulher utilize sutiãs e roupas de algodão pouco apertadas, evitando pressão excessiva sobre as mamas e prevenindo o desenvolvimento de bactérias. Eu usei e uso, uns absorvente próprios para o seio nessa fase. E troco diariamente.

Faça massagens diárias no seio para ajudar no desentupimentos dos ductos.

Resultado de imagem para absorvente de seio
Absorvente para seio

Caso esteja passando por isso, siga essas instruções e também consulte um médico caso os sintomas estejam lhe incomodando muito.

Beijinhos! Até mais!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página