9/24/2015

Os primeiros cuidados com um recém-nascido

Quando nosso bebê chega em casa, a gente até se sente um pouco perdida. Algumas mamães contam com a ajuda das vovós, das irmãs, parentes, etc...Mas algumas, como eu por exemplo, só tive meu maridão rs. Que de fato foi uma baita ajuda! Reconheço! 
Porém cuidar do recém-nascido não é moleza. É preciso muita paciência, amor e dedicação. Afinal, é um ser delicado, frágil e que precisa de muita ajuda, para tudo! 
Então, listamos aqui algumas dicas para você mamãe se organizar e para lhe ajudar nesses dias que seguem.
A regra principal, é sempre procurar manter o baby confortável, seja com roupas, amamentação, silêncio, etc. Aos poucos os pais vão percebendo como seu filho é. É incrível como cada bebê é diferente do outro, eles já possuem características marcantes e lindas! 
Dica da mãe: Alimente o bebê e troque a fralda a cada 3 horas, pelo menos. Nos primeiros dias não há necessidade de dar banho todos os dias. Recém-nascidos não transpiram. Eles começam a transpirar quando já tem cerca de 30 dias ou mais. 3 banhos por semana é mega suficiente! 
Atenção: nos primeiros dias normalmente o bebê perde até 10% do peso com que nasceu e, por isso, os pais não devem ficar preocupados, a partir daí é esperado que aumente todas as semanas de peso e vá crescendo.
Todas as roupas do recém-nascidos devem ser lavadas antes dele utilizar. Nunca compre uma roupa e coloque nele direto. Não sabemos como os produtos foram estocados. Lave com sabão líquido de preferência, pois tem melhor enxágue, e com amaciante suave. Eu coloco o sabão e o amaciante juntos, e faço dois enxágues.

Como preparar o quarto do recém nascido

O quarto do bebê deve ser prático e deve estar sempre limpo, evitando o acúmulo de pó e bactérias que são prejudiciais à saúde, sendo que deve estar equipado com pelo menos:
  • 1 troca-fraldas, de fácil acesso;
  • 1 cadeira confortável para a mãe dar de mamar; de preferência de balanço;
  • 1 armário para a roupa ou uma cômoda para guardar as roupas do bebê e as roupas de cama;
  • 1 berço, que deve ter colchão impermeável e firme. Use lençóis e cobertores de algodão e as grades com barras devem ter espaçamento menor de 6 cm para a criança não passar ou se enroscar.
  • 1 lixo no quarto, algumas pessoas colocam outras não. Eu preferi colocar por que é muito mais prático.
Além disso, o quarto do bebê deve ser amplo (na medida do possível) e arejado. Abra as janelas quando o bebê não estiver no ambiente para o ar circular e feche antes de colocá-lo de volta. A temperatura do ambiente deve variar entre 20 e 22 graus.

Como dar o primeiro banho no bebê

O recém nascido pode tomar banho 3 vezes por semana, ou sempre que estiver sujo e o banho deve ser feito apenas com água durante os primeiros 10 dias, pois a sua pele é muito frágil. Durante o banho é fundamental ficar segurando sempre a cabeça do bebê.
Após 10 dias pode usar sabão com ph neutro e sem álcool e não é preciso usar shampoo, o mesmo que lava o corpo, lava a cabeça.
Use a banheira com no máximo 20 cm de água e com temperaturas de 36 ou 37 graus.
Segurar a cabeça do bebê

Além da banheirinha convencional, algumas mães e bebês preferem o balde, ou um ofurô, para dar banho nos babies.
Se for no balde ou banheira, antes de utilizar deixe de molho com água e uma colher de sopa de cloro, para desinfetar. A escolha fica a critério de cada mãe.


Balde shantala ou ofuro
Banho com balde

A foto abaixo é a banheira que uso para o Théo. Eu particularmente, adoro ela, e o Théo também claro. Ele fica sentado, com as costas nessa parte verde, que é tipo uma espuma.
É da Fisher Price.

Resultado de imagem para banheira para bebe fisher price
Banheira do Théo

O banho deve ser rápido, não excedendo os 10 minutos para não alterar a composição da pele do bebê e, pode ser dado a qualquer hora do dia exceto depois do leite, pois tem maiores chances do bebê gorfar. Chances imensas eu diria. rs. Quando Théo era recém-nascido eu dava apenas um banho entre 17 ou 18 horas, dia sim, dia não. Hoje, que ele tem 4 meses e meio, dou um de manhã e outro a noite.

Como cuidar do umbigo / cordão umbilical:

O cordão umbilical cairá sozinho, não se preocupe. É importante mantê-lo limpo e seco para evitar infecções e facilitar a rápida cicatrização.
Não há necessidade de utilizar nenhum produto para limpar a região. Mas, se você quiser, pode limpar com algodão ou com gaze e água filtrada ou soro fisiológico. Jamais use álcool, além de arder, pode demorar mais para cicatrizar. 
Após cerca de 30 dias o umbiguinho do bebê já estará seco e com a aparência normal Se notar alguma infecção, demora na cicatrização, ou que a região está muito dura, procure o pediatra e tire as dúvidas necessárias.
Não use faixas, ligaduras ou moedas, ou simpatias desnecessárias na região do umbigo.

E o mais importante espere um tempinho para receber as visitas. Deixe o bebê se acostumar com vocês, papais, e com a casa.
Leia mais sobre o recém-nascido aqui
Tem alguma dúvida específica? Mande para nós!
Beijinhos!




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página