9/24/2015

As características do recém-nascido

Quando seu bebê vai para casa após nascer, estamos estasiadas de tanta emoção. E muitas vezes nos deparamos com muitas dúvidas sobre como é um bebê, o que normal o que não é, e outras dúvidas. Colocamos aqui algumas características dos recém-nascidos para você ficar mais tranquila durante esses primeiros dias.

Resultado de imagem para a pele do bebeReforço que todo o carinho e dedicação que você tiver para com seu bebê, será sentido por ele. Por isso cada fase é uma nova descoberta, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Provavelmente você sentirá ansiedade, angústia e até medo de cuidar de um ser tão pequeno. Mas é normal, se sentir assim. Afinal, queremos sempre o melhor para nossos filhos! É totalmente compreensível se sentir cansada e as vezes até com preguiça de fazer as outras coisas. Cuidar de um bebê requer atenção total! 

Portanto, não se preocupe se você notar algumas irregularidades ao observar seu bebê logo após o nascimento. Entretanto, se você estiver insegura quanto à aparência dele, converse com seu médico. 

Existem muitos fatores que podem lhe parecer anormais, mas que são comuns em vários recém-nascidos, por exemplo:


  • A pele 

A cor da pele do seu bebê poderá apresentar uma tonalidade azulada, acinzentada ou avermelhada, e com despigmentações, e se ele nascer após a 40ª semana, a pele também poderá estar seca e enrugada. Entretanto, tudo isso será passageiro. 


  • A cabeça 

A cabeça do seu bebê poderá ter uma forma alongada ou bicuda (tipo um cone) logo após o parto normal. Isto se dá em razão da maleabilidade do próprio crânio, que se alonga e se molda durante o nascimento. Além de facilitar o parto, esta é uma forma que a natureza encontrou para que o cérebro dos bebês não sejam danificados. Como a pele, esta também será uma situação passageira, pois a cabeça voltará a ficar arredondada de dois a três dias após o nascimento. 

  • A "tetinhas" 

As tetinhas do seu bebê, independente do sexo, poderão apresentar-se inchadas e avermelhadas. Isto é normal e tem a ver com a presença dos hormônios da mãe no sangue do bebê. O mesmo acontece com as áreas genitais. Tudo isso é transitório e desaparece espontaneamente. 

  • Os reflexos e sentidos 

O recém-nascido reage a quase todos os estímulos, incluindo o som e a luz. Ao ouvir um som alto, por exemplo, ele chora e estica os braços. Ao tocar com o dedo em sua mão, ele tende a apertá-lo. Alguns médicos já fazem os testes com os reflexos logo que o bebê nasce.

  • A estrutura 

O recém-nascido apresenta um peso médio de 3kg, podendo ser mais ou menos, é claro. E cpm cerca de 50cm de altura e entre 34 e 35cm de perímetro cefálico. O corpo deles ainda é bem molinho, portanto tenha muito cuidado ao segurá-lo.

  • As fezes 

O recém-nascido costuma fazer coco várias vezes ao dia, inclusive depois das mamadas. As primeiras fezes eliminadas por ele são chamadas de "mecônio", um material viscoso e de cor verde-escuro, que gradativamente vai se tornando amarelado.


Nem todos os bebês choram logo que nascem. O Théo demorou cerca de 1 hora para chorar pra valer, rs. 
Se está insegura quanto a alguma característica do bebê converse com seu médico. E se quiser mande para nós também!

Beijinhos!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página