9/17/2015

Como calcular a data provável para o parto?

Como se calcula a Idade Gestacional (Duração da Gestação)?A DPP (data provável do parto) é uma ferramenta utilizada para calcular a data provável do parto. Alguns profissionais da saúde utilizam uma tabela, para servir de guia, ou usam a primeira ultrassonografia. 
Leva-se em conta que a duração média da gestação é de 280 dias, considerando que o parto ocorra entre 38 e 42 semanas.
Isso é só para nos basearmos, porém no caso de parto normal por exemplo, seu filhote que vai escolher a data. Como o Théo. No meu caso, pela tabela Théo nasceria dia 05 de maio, porém ele adiantou e nasceu dia 29 de abril. 

O primeiro dia do último ciclo menstrual ocorre aproximadamente 2 semanas antes da ovulação. Assim, há uma diferença aproximada de duas semanas entre a idade gestacional e a idade embrionária (considerada a partir da fecundação).
Sendo assim, se na sua primeira ultrassonografia o médico lhe disse que você está grávida de 6 semanas, significa que você menstruou cerca de 6 semanas antes do dia do exame (e pode haver um erro de 7 dias pra mais, ou pra menos). Se você lembra o último dia em que menstruou, o médico vai levar isso em consideração. Caso contrário ele vai utilizar a medida do embrião para chegar a idade gestacional).

Calculando pela tabela:


A data obtida aqui é indicativa uma vez que o parto se pode adiantar ou atrasar em função de múltiplos fatores.
Um dos métodos usados para determinar a data provável do parto é a Regra de Nagele. Essa fórmula tem em conta a duração da gravidez em 40 semanas e calcula a data prevista do parto a partir do primeiro dia da última menstruação da mulher.
A regra de Nagele parte do princípio que o ciclo menstrual dura 28 dias.  Pode usar esse método se o seu ciclo menstrual for regular, isto é, de 28 dias.


Atenção: Se o seu ciclo menstrual for irregular e tiver outra duração o cálculo também é adaptado. Para quem tem um ciclo de 26 dias, deve somar-se 9 meses mais 5 dias desde a última menstruação (cerca de 278 dias). E para um ciclo de 32 dias, calculam-se 9 meses mais 11 dias (perto de 284 dias).


Clique na imagem para aumentar.

Tabela de Nagele


Como usar: Encontre a data da última menstruação nos números a preto. Depois veja o número que se encontra por baixo, o qual corresponde à data prevista de parto (DPP). Por exemplo: se a data da última menstruação foi o 12 de Abril, o bebê deverá nascer a 17 de Janeiro do ano seguinte.

Assim sendo, a data do parto pode sofrer variações consoante a duração de cada ciclo. Apenas 5% das crianças nascem exatamente na data provável do parto. De acordo com estatísticas, na maior parte dos casos registra-se um adiantamento ou atraso de essa data prevista. Normalmente, 97% das mulheres dão à luz entre as 38 e as 42 semanas da gravidez. 

Calculando através de primeira ultrassonografia

A primeira ultrassonografia é muito importante na ajuda à datação da DPP pois confirma a data prevista pela DUM ou orienta as gestantes que não possuem um ciclo regular ou que tiveram uma ovulação tardia. Quanto mais precoce for realizada essa ultrassonografia, maiores as chances de acerto da data, pois a evolução inicial da anexação do zigoto (óvulo fecundado) e multiplicação celular deste possuem características particulares de evolução independente das características genéticas individuais do embrião que posteriormente e progressivamente tornam uns diferentes dos outros de acordo com a herança hereditária de cada bebê. Por exemplo, sabe-se que na 3ª semana ocorre a implantação do zigoto na parede do útero, que na 4ª semana ocorre a formação do coração e que o embrião passa a ser visível na ultrassonografia a partir da 5ª semana e a movimentar-se por volta da 7ª semana. Por isso, as datas estimadas para o parto tendem a se modificar nas ultrassonografias posteriores levando em conta se o bebê está com o crescimento acima ou abaixo da linha de crescimento, estimada conforme a média populacional.

Desenvolvimento semana a semana

Esclarecendo...

Idade Gestacional:

A idade gestacional é o tempo, medido em semanas ou em dias completos, decorrido desde o início da última menstruação (ou data da última menstruação - DUM) da mulher grávida.
Nos casos em que se desconhece com precisão a DUM, em que a mulher possui ciclos irregulares, ou ainda para constatar se a evolução do feto está a ser de acordo com o esperado, recorre-se a outras formas de cálculo da idade gestacional.

Como saber a idade gestacional em meses


Segundo o Ministério da Saúde (2014) para saber a idade gestacional, convertendo as semanas em meses, deve-se observar:

Idade gestacional

Parece tudo muito complicado, mas depois da primeira ultra, fica tudo mais simples. Alguns aplicativos lhe ajudam a contar as semanas e inclusive lhe acompanha semanalmente, com informações úteis e práticas.


Dicas de aplicativo? Visite o post! 

Beijinhos!




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página