9/12/2015

Principais dúvidas sobre bebês

Resultado de imagem para duvidas frequentes
Mamães de primeira viagem como eu, sofrem! Sofremos com a dor dos nossos bebês, queremos que a dor deles passe para nós, simples assim! Temos muitas dúvidas, queremos informações rapidamente e muitas vezes não sabemos o que fazer.

A fim de ajudá-las nessa tarefa nada fácil de ser mãe, coloquei essa lista com 20 dúvidas mais frequentes. Espero que ajude!

Lembrando que sou totalmente a favor de seguirmos nosso instinto que quase nunca falha, e de sempre consultar um médico de sua confiança.

Vamos lá!
    1. Tenho de esperar que caia o cordão umbilical para dar banho ao bebê?
    Alguns especialistas aconselham a esperar pois a água poderá aumentar o risco do cordão infeccionar, já outros dizem que poderá dar banho á vontade desde que limpe e seque bem a área que envolve o cordão.

    2. Devo dar banho ao bebê diariamente?
    Pode dar banho ao seu filho todos os dias, mesmo que não seja necessário pois o banho não tem apenas a função de limpar, mas também de relaxar. Um bom banho antes de dormir fará com que ele tenha uma noite mais tranquila. Théo por exemplo, adora fica na banheira dele, relaxando. Mas, se não der banho todos os dias isso não o deixará "sujo". Bebês demoram uns 3 meses para suar de fato. E mesmo assim, eles não cheiram mal.
        3. Devo cortar as unhas ao bebé?
        Sim deve cortá-las quando estiverem incomodando ou arranhando o bebê. Como eles se mexem muito, passam as mãozinhas no rosto, se a unha estiver comprida, pode machucá-los. Alguns bebês já nascem com as unhas muito desenvolvidas. Corte-as com uma tesoura pequena, se não conseguir peça ajuda a alguém, não esquecendo que esta deverá estar desinfectada antes de a utilizar (eu fervi e passei álcool na do Théo).
        A que eu preferi foi essa:

          4. Como sei se o meu bebê está com fome?
          Todos os bebês quando têm fome choram, é como se fosse um alarme biológico e uma forma destes falaram com a mãe de que está na hora de comer.
            5. Como saber se o bebê está ou não satisfeito?
            Se o seu filho não ficar completamente satisfeito este irá manifestar-se através do choro, caso contrário irá dormir que nem um anjinho. Lembre-se que bebê saudáveis não dormem quando estão com fome. Se tiver alguma dúvida quanto a saciedade do seu bebê, pergunte ao pediatra sobre o ganho de peso e a curva de crescimento do bebê. Ele verá como está o desenvolvimento dele e se necessário pode sugerir um complemento.
              6. Qual é a melhor posição para o bebê dormir?
              A posição recomendada é de barriga para cima por diminuir a chance de morte súbita. De barriga para baixo nunca e, de lado (90 graus), é arriscado porque é uma posição instável, o bebê pode virar sozinho.
                  7. Como posso limpar a pele do bebê nos primeiros dias? 
                  Alguns bebês tem a epiderme extremamente sensível, por isso alguns médicos e pediatras preferem que se utilize um algodão ou uma gaze com água morna nos primeiros dias para limpar a pele que ainda está se formando. Depois de cerca de 15 dias, a pele do bebê não solta mais "casquinhas".
                        8. Como reconhecer se o bebê tem alguma alergia ou dermatite da fralda?
                        A irritação é facilmente reconhecida pelo tom da pele do bebê, que fica avermelhada e normalmente bem sensível. Não insista na mesma fralda, troque por outra marca.
                          9. É normal o bebê espirrar com uma certa frequência?
                          Sim. O espirro é um mecanismo de defesa do nosso organismo. Toda vez que o bebê entrar em contato com vírus na fossa nasal ele vai espirrar. Na hora do banho, por exemplo, se entrarem partículas de água na narina ou até mesmo na hora de trocá-lo e a mamãe usar talco ou perfume, pode provocar o espirro no bebê. Isso é normal. O espirro nada mais é do que o organismo colocar para fora aquilo que causo irritação na fossa nasal.

                          10. Quando a mãe pode sair com o bebê de casa para passear na rua?
                          O fator limitante é a mãe. Se ela ainda está com dor por conta do parto não deve sair de casa com o bebê. Depois de 10 dias do nascimento do pequeno, a mãe pode começar, aos poucos, sair com o filho para dar voltas perto de casa. Evite levar o bebê para locais fechados. Nos primeiros dias de vida a imunidade ainda não é completa.

                          11. Quantas horas de sono um bebê deve ter nos primeiros meses de vida?
                          Nos primeiros meses eles dormem mais ou menos 20 horas. Isso muda depois de 40 dias de vida. Ele começa a interagir mais com os pais, começa a dar risada e respostas. Depois desse período começa o sono quase parecido com os horários dos pais. A partir dos três meses eles começam a ter um período longo de sono noturno e alguns cochilos entre a parte da manhã e da tarde.

                          12. O que é a febre e quando a mãe deve medicar?
                          Considera-se febre a partir de 37,5 graus. Nesse momento a mãe pode dar um antitérmico e dependendo da faixa etária da criança comunicar o pediatra ou ir ao hospital. Criança com menos de um mês de vida deve ir ao hospital imediatamente após a febre ser detectada.
                          Se seu filho tem menos de 3 meses e está com a temperatura acima de 37,8 graus, desagasalhe-o um pouco, espere meia hora e meça de novo a febre. Se a temperatura continuar acima de 37,8 graus, procure o médico ou um serviço de saúde o quanto antes. No caso de bebês de menos de 1 mês, qualquer febre deve ser avaliada imediatamente pelo pediatra, que provavelmente pedirá exames de laboratórios para descartar a possibilidade de uma infecção bacteriana. 

                          Para bebês acima de 3 meses, observe seu filho por 48 horas se ele tiver febre, e procure o médico depois disso. Mas busque ajuda imediatamente se ele estiver prostrado demais, ou com dificuldade de respirar. No caso de febres acima de 39 graus, é melhor falar com o pediatra mesmo antes das 48 horas. 
                          Se for a primeira febre do seu bebê e você estiver preocupada, fale com seu o pediatra. Só evite levar a criança sem necessidade ao pronto-socorro, para não expô-la a outros vírus e bactérias num momento em que o organismo dela já está um pouco fragilizado. 

                          Medicamentos: Paracetamol, Novalgina, Ibuprofeno. (Todos da linha baby/ bebê/ infantil).

                          13. Alimentar o bebê exclusivamente com leite materno é suficiente nos primeiros meses de vida?
                          Sim, até os seis meses de vida da criança. O bebê não precisa de água nem de chá até esse período. É mito dizer que os pequenos sentem sede. O que ocorre é que algumas mães voltam a trabalhar cedo, depois de 4 meses. Nesses casos a introdução de complementos ao leite materno pode ser feita.

                          14. O que fazer se o bebê engasgar durante ou depois das mamadas?
                          Coloque-o no colo com a barriga para baixo e a cabeça mais baixa do que o tronco, dando leves tapinhas em suas costas, até que ele gorfe o necessário. É importante abrir a boquinha do bebê e ver se ele não enrolou a língua para dentro, e se isso acontecer, puxe-a com o dedo.

                          15. Quanto tempo ele demora para arrotar após as mamadas?
                          Esse tempo varia muito, isso vai depender da quantidade de ar que o bebê engole durante as mamadas. Para facilitar o arroto, o coloque na posição vertical no ombro e dê uns “tapinhas” bem leves nas costas. Às vezes a criança não arrota e deve ser colocada de lado, sobre o lado direito, sempre com a supervisão de um adulto.

                          16. De quanto em quanto tempo ele precisa mamar?
                          O bebê amamentado ao seio não precisa obedecer a um horário rígido, por exemplo: de três em três horas. O melhor é adotar a livre demanda, ou seja, o bebê demonstrou fome, ofereça o seio. Ele deve mamar os dois seios em cada mamada, iniciando por um lado e esvaziando a mama e complementando com a outra mama. Na próxima mamada, iniciar pelo seio que terminou a anterior.

                          17. Como identificar o choro de dor ou fome nos recém-nascidos?
                          O neném só chora quando tem algum desconforto como frio, calor (muita roupa), cólica, fralda muito úmida com fezes ou urina, ou quando tem fome. O choro de fome é inconsolável e não para até que ele seja alimentado.

                          18. É possível criar uma rotina para o recém-nascido? Como?
                          A rotina nos cuidados do bebê depende do ritmo dele e de sua mãe. Com o tempo, as coisas vão se ajeitando, permitindo que a mãe cuide de si e de seus afazeres. Isso depende muito do bebê, dos pais e de como eles pretendem ensiná-lo. Mas a rotina faz muito bem para ambos, pais e bebê.

                          19. Bebês precisam de água? 
                          O bebê em aleitamento materno exclusivo não necessita de água ou outro líquido, como chás nos intervalos, mesmo no calor. O leite materno supre, totalmente as necessidades de líquido dele.

                          20. Como saber se ele tem cólicas? 
                          As cólicas fazem parte da imaturidade do sistema gastrodigestivo do bebê, por volta do 15º dia de vida, o bebê passa a sugar melhor, e receber maior volume de leite materno, podendo ou não ter cólicas, vai depender do bebê. Alguns tem muita cólica e outros não tem nada de cólica. Normalmente, estas acontecem no mesmo horário mais para o final da tarde com um choro intenso e encolhe e estica as perninhas com muita força, se contorcem e parece que nada está bom.
                          * E Como acalmar as cólicas? O principal forma de acalmar as cólicas é a massagem na barriguinha, exercícios de bicicleta com as perninhas, bolsinha de semente ou gel morna na barriga e o relaxante banho de ofurô, mas o principal é muita paciência dos pais. Alguns pediatras recomendam Luftal (Simeticona), Flagas, ColiKids, ColiMil, ColiCalm



                          *** Próximo post, dúvidas sobre amamentação ***

                          E o mais importante, sempre mantenha a calma! Sei o quanto podemos nos preocupar e muitas vezes até chorar junto com o bebê.. Mas confie em você! Temos tudo pra sermos Super Mães!!!

                          Beijinhos!


                          Assista abaixo um vídeo bem explicado sobre as cólicas nos bebês e como fazer a massagem para aliviar.




                          Nenhum comentário :

                          Postar um comentário

                          Obrigada pela visita! Volte sempre!

                          Total de visualizações de página