9/16/2015

O sinais do parto

Mil e uma coisas passam na cabeça das mamães que estão contando os dias para o nascimento do seu bebê. Temos dúvidas, medos, incertezas, agonias e um turbilhão de emoções acontecendo ao mesmo tempo.

Se você já está nas últimas semanas, só aguardando a hora certa, esse post é pra você. Vamos lhe ajudar a identificar alguns sinais que o nascimento está próximo! Mas atenção, são sinais gerais, você pode ter todos eles ou apenas alguns. Porém vale conhecer! Os principais sinais de trabalho de parto normal acontecem após as 37 semanas de gestação.

Obs.: A “Data Provável do Parto” ou DPP representa o dia em que a gravidez completa 40 semanas, duração média da gestação, mas a partir da 37ª semana, a maioria dos fetos já apresenta maturidade, estando prontos para nascer.

Vamos la?!

  • A perda do “tampão mucoso” ou “sinal” pode ocorrer de 15 dias a horas antes do parto, não sendo, portanto, um anúncio de parto iminente. Este sinal, é uma secreção mucosa de cor amarela, marrom ou avermelhada que, durante a gravidez, tem a função de tampar o colo do útero, protegendo a bolsa das águas e o feto contra infecções que possam vir da vagina.
  • Barriga baixa: Significa que a cabeça do bebê se encaixou na pelve da mãe. Isso pode ocorrer semanas antes do parto e é um sinal da evolução da gestação. Devido ao aumento da pressão sobre a bacia, serão comuns sensações de cólica, dores lombares e aumento da frequência urinária. Por outro lado, será mais fácil respirar, já que a pressão sobre o abdômen superior diminuirá. O bebê nesse momento está com a cabeça já virada para baixo. Normalmente ocorre entre a semana 31 e 33; mas pode ocorrer antes.
  • Contrações: As contrações características do trabalho de parto costumam ser dolorosas, irradiam-se para a região lombar, causam pressão na pelve, enrijecem todo o útero por pelo menos 30 segundos e se repetem a cada cinco minutos. Quando isso ocorrer, seu médico deverá ser avisado e você examinada em uma maternidade. Quando estiver próximo de nascer as contrações ocorrem por minuto, em sequência.

As contrações de gravidez são caracterizadas por:
  1. Dor no baixo ventre, como se fosse uma cólica menstrual mais forte que o normal;
  2. Dor em forma de pontada na região da vagina ou no fundo das costas, como se fosse uma crise renal;
  3. A barriga fica muito dura durante a contração, o que dura, no máximo, 1 minuto de cada vez.
  • Rompimento da bolsa: Quando a bolsa se rompe,  deve-se observar o líquido. Se for claro, transparente ou branco e não tiver cheiro, procure a maternidade com tranquilidade. Mas em caso de líquido esverdeado, com sangue ou com mau cheiro, é necessário se apressar e chegar o mais breve possível ao hospital.
  • Sangramentos:  Sangramento em mínima ou pequena quantidade, associado à saída de secreção mucosa amarelada, pode corresponder à perda do “tampão mucoso”. Sangramentos vivos, em quantidade moderada (semelhante à menstruação), podem ser sinal de descolamento prematuro da placenta e, neste caso, é necessário ir urgente para a maternidade.
  • Dilatação do colo do útero: esta dilatação aumenta à medida que o trabalho de parto se desenvolve, mas só consegue ser observada pelo médico através do exame de "toque". Para se ter um parto normal, a dilatação é de 10 cm.
Atenção:
O movimento fetal é o sinal de que o bebê está bem, mesmo próximo de nascer, esses movimentos continuam. O detalhe é que após o encaixe da cabeça do feto na bacia da mãe, alguns de seus movimentos ficarão restritos e delicados, mas continuarão. Durante as contrações uterinas, será difícil sentir o bebê, mas a movimentação fetal poderá ser percebida assim que elas cessarem. Caso não sinta os movimentos do bebê por mais de duas horas, alimente-se e deite sobre o lado esquerdo do corpo, com a mão direita sobre o útero. Pode-se, inclusive, balançar levemente o útero, a fim de “acordar” o bebê. Caso não volte a sentir os movimentos fetais, procure uma maternidade.

Estou em trabalho de parto! E agora?


Ao identificar que está em trabalho de parto, deve-se levar em consideração alguns fatores como:

Se está marcada a cesária:
Quando a grávida deseja fazer uma cesária, mas entrou em trabalho de parto antes da data prevista para a cirurgia, deverá informar o médico imediatamente enquanto se desloca para o hospital.

Se deseja um parto normal:
​​Quando a grávida deseja um parto normal e descobre que entrou em trabalho de parto, deverá ficar calma e marcar de quanto em quanto tempo vêm as contrações.

No início do trabalho de parto a grávida pode continuar fazendo suas atividades diárias. Especialmente quando é o nascimento do primeiro filho, porque neste caso o trabalho de parto leva muitas horas. Faça caminhadas e tente relaxar.

Boa hora para as futuras mamães!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página