9/16/2015

Mitos e verdades sobre a amamentação

Esse assunto é pauta de vários questionamentos no universo feminino. A amamentação está rodeada de mitos e verdades que deixam muitas mães de primeira viagem, confusas sobre o que fazer. Diante dessa questão, colocamos aqui alguns pontos pra você ficar mais informada sobre o assunto.

1 - Mamadeira e chupeta interferem no aleitamento.

Verdade. Pois os bicos de chupetas e mamadeiras aumentam o risco de desmame, principalmente se dados precocemente (nos primeiros meses de amamentação). O jeito da sucção ao seio é completamente diferente da sucção da chupeta. Pode ocorrer de o bebê rejeitar o seio materno por ter se acostumado a outro bico, apesar da mãe ter bastante leite. Na teoria, mesmo depois do desmame a recomendação é que não se utilizem chupetas e mamadeiras, pois esses produtos prejudicam o desenvolvimento da arcada dentária e o processo de deglutição, assim sendo, conforme a criança for largando o seio materno, pode fazer a transição com um copo com bico.

2 - Prótese de silicone prejudica a qualidade do leite.

Mito. As atuais técnicas de colocação de próteses mamárias, geralmente não interferem no aleitamento, mas vai dependendo do método da cirurgia. Pode interferir na saída/retirada do leite, mas não na qualidade dele.

3 - O leite materno pode ser congelado.

Verdade. O frasco de leite retirado deve ser esterilizado e imediatamente guardado na geladeira, no congelador ou no freezer. O leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até 12 horas, e no freezer ou no congelador por até 15 dias.

4 - Estresse faz o leite secar.

Verdade. Nosso emocional afeta em muitas coisas no nosso corpo. E todo estímulo negativo à amamentação, como: o medo, a dor, o stress, são fatores que aumentam a adrenalina no sangue materno e esta faz com que se diminua e estímulo para produção do leite materno.

5 - A alimentação da mãe reflete no leite.

Mito. Antigamente se falava muito disso. Mas a via de regra é: faz mal para a mãe, pode fazer para o bebê (por exemplo, seu comer feijão, eu terei gases e isso pode passar para o Théo). A mulher que amamenta deve beber bastante líquidos ao longo do dia e se alimentar bem. A qualidade da alimentação materna deve visar a sua saúde e o seu bem estar. O leite materno apresenta composição semelhante para todas as mulheres do mundo, apesar das surpreendentes diferenças alimentares entre elas, apenas as com desnutrição grave têm seu leite afetado em quantidade e qualidade. É claro que os exageros devem ser evitados, bem como as bebidas alcoólicas e o tabagismo.

6 - Existe uma posição ideal para amamentar.

Verdade. Porém, depende de diversos fatores. Eu, por exemplo, quando vou amamentar de manhã, prefiro fazer deitada. O que faz diferença mesmo é a famosa "pega correta". Deve haver conforto para ambos. As mamas devem estar expostas e a mãe deve segurar a mama em forma de “C” (dedo polegar na parte superior e os outros 4 dedos na inferior) com cuidado para deixar a aréola livre e para não fazer forma de “tesoura”. Existem sinais para verificarmos se houve uma boa “pega”. Veja o Post sobre Amamentação Aqui.

7 - Pegar sol nos seios é benéfico à saúde.

Verdade. O tratamento para acelerar a cicatrização de lesões mamilares com banho de sol, atualmente não tem sido o mais recomendado, pois a hidratação dos tecidos machucados é importante para uma melhor recuperação, podendo-se passar o próprio leite materno em fissuras que, por ventura, tenham ocorrido. O contato com os raios solares aumenta a produção de vitamina D no corpo, o que fortalece a pele do seio e ajuda a evitar e a cicatrizar rachaduras nos mamilos. 

8 - Faz bem para a saúde do bebê.

Verdade. Por ser rico em água, proteínas e sais minerais, o leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa consumir até o sexto mês de vida. Ele ainda ajuda a desenvolver o sistema imunológico da criança e é o recurso mais eficiente para protegê-la de alergias e infecções nos primeiros meses.

9 - Meu leite é fraco.

Mito. Cada mãe produz o leite adequado para as necessidades de seu bebê, então, se a criança mama regularmente e está ganhando peso, a mãe pode ficar tranquila.


10 - Amamentar dói.

Nem mito, nem verdade. Isso vai depender da pega correta, da sensibilidade da mãe e do bico do seio. Nos primeiros dias, é comum a mama ficar inchada, o que deixa a região dolorida. Fora esse período, normalmente a mulher não sente dor. 

11 - O tipo de parto interfere na amamentação.

Mito. Tanto mulheres que fizeram cesariana quanto as que tiveram parto normal po­dem amamentar, e a anestesia não influencia no processo de produção de leite. O que pode influenciar é que, no caso de mães que estão sentindo muita dor – devido a problemas de cicatrização, por exemplo –, há uma demora maior na descida do leite para os seios. Mas, na maioria dos casos, entre o terceiro e quarto dia após o parto, a mulher já tem leite suficiente para amamentar o bebê normalmente.

12 - Acelera a perda de peso da mãe.

Verdade. Mantendo uma dieta rica e balanceada, a mãe que amamenta de maneira exclusiva nos primeiros meses volta mais rapidamente ao seu peso normal, já que o corpo gasta cerca de 700 calorias todos os dias somente para produzir leite para o bebê. Mas vale uma ressalva: não adianta comer demais ou errado. 

13 - A criança deve mamar a cada duas ou três horas.

Mito. Não há uma regra e a periodicidade varia conforme o bebê. A única recomendação é que a mãe ofereça o leite em “livre demanda”, ou seja, toda vez em que o bebê sentir fome. Algumas crianças, com o passar das semanas, vão criando seu próprio horário e é comum quererem mamar a cada duas ou três horas, mas é importante que a mãe não restrinja a amamentação caso o bebê prefira mamar em um intervalo maior ou menor de tempo.

14 - Amamentação deve ser exclusiva até os seis meses.

Verdade. O ideal é que a criança seja amamentada de maneira exclusiva até os seis e passe a mamar de maneira esporádica até os dois anos. Nesse período, a mãe deve intercalar a oferta de alimentos pastosos, sólidos e outros líquidos – é bom pedir orientação ao pediatra sobre as melhores opções –, e deixar o leite materno para períodos específicos, como só pela manhã ou antes de dormir.

15 - Produzo leite demais (ou de menos).

Nem mito, nem verdade. Na maioria dos casos, a quantidade de leite produzida pela mãe é a ideal para satisfazer o bebê. Porém, algumas mulheres produzem um pouco a mais, e esse excedente deve ser sempre retirado da mama para evitar dor e desconforto. Uma opção é doá-lo para bancos de leite. Em Curitiba, um dos principais é o do Hospital de Clínicas (HC). O oposto também pode acontecer. Cerca de 2% das mulheres produzem menos leite que o ideal, ou por situações de estresse, por problemas de saúde ou devido a uma combinação de alimentação errada e de falta de repouso.

Sabe o que é mastite? Leia mais aqui!


Tem mais dúvidas? Mande-nos um e-mail!

Bom aleitamento para todas! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página