9/18/2015

Cólica na gravidez

Devido a adaptação do corpo da mãe ao crescimento do bebê, cólica é um sintoma normal na gravidez, principalmente no início da gestação. A cólica ocorre devido ao crescimento do útero e a adaptação do embrião.
No entanto, há outras situações que podem causar cólicas fortes e persistentes na gravidez, e que devem ser avaliadas pelo médico:

Acúmulo de gases: também pode causar cólica por má digestão de determinados alimentos como feijão, brócolis ou sorvete.
Gravidez tubaria: ocorre quando o embrião não se desenvolve no útero, mas nas trompas uterinas que geralmente leva a sangramentos e ao aborto.
Descolamento ovular: ocorre antes das 20 semanas de gestação quando existe um descolamento do saco gestacional , piorando sempre que a mulher está cansada e fazendo esforços.
Descolamento da placenta: é um problema de gravidez em que a placenta se separa muito antes do tempo necessário da parede do útero deixando assim de nutrir e fornecer oxigênio ao bebê, situação perigosa e que requer intervenção imediata.
Aborto espontâneo: pode surgir no início da gravidez devido ao excesso de atividade física, uso de medicamentos impróprios para grávidas, chás abortivos e infecções.
Trabalho de parto: após 37 semanas de gestação, podemdirigir cólicas que são mais intensas e mais constantes geralmente indicam o início do trabalho de parto. Saiba mais sobre trabalho de parto.



Como aliviar a cólica na gravidez

Em alguns casos o obstetra poderá receitar medicamentos como o Buscopan para diminuir o desconforto das cólicas, mas é possível, dependendo da causa, outros remédios também podem ser receitado.

Geralmente repouso deve aliviar as cólicas, mas se possível sempre anote anote quantas vezes por dia as cólicas surgiram e em que situações elas melhoraram ou pioraram. Assim quando for à consulta médica poderá, de forma mais assertiva,  dizer todos os sintomas que apresenta para que o médico possa identificar o que está causando a cólica e então realizar o procedimento necessário.

Boa sorte!

Bjos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página