9/28/2015

Amamentar deitada faz mal?

Eu "descobri" a amamentação de forma deitada, quando no segundo dia de vida do Théo eu estava com muita dor nas costas e a posição de ficar sentada apenas piorava. Foi então que resolvi colocá-lo deitado, de frente pra mim, de lado, tipo barriga com barriga, e dei de mama assim, e fomos MUITO bem sucedidos rs.
Mas , não, não faz mal! Faz é muito bem! Para mãe e baby!
Théo até hoje (5 meses), gosta dessa posição. Tanto que a primeira mamada do dia, entre 8 e 9 horas é sempre assim. Ele adormece e levo ele até o berço.




Dados sobre a amamentação deitada:

1- Bebês em aleitamento materno podem mamar deitados sem nenhum problema, bebês que usam mamadeira não devem mamar deitados.

O bico do mamilo, pela sua elasticidade e moldagem, toca em uma região da cavidade oral onde há contração dos músculos do palato e consequente proteção do ouvido durante a sucção.
Já o bico da mamadeira, como é mais curto e não se molda à sucção, não promove estímulo à musculatura do palato, causando desequilíbrio de pressões durante a sucção e risco aumentado para otites.
2- Essa é uma posição muito utilizada pois a mãe fica confortável e relaxada. Ela deve estar deitada de lado e o bebê de frente para ela, barriga com barriga.
4- Caso o bebê tenha refluxo, o recomendado é elevar a cabeça do bebê com um travesseiro.
5- Não faz mal ao bebê, afinal, quem mudou de posição foi a mãe, e não o bebê.
6- Para maior conforto da mãe, coloque uma almofada entre as pernas, na altura do joelho.
7- Quando o bebê adormecer, retire-o do seio, colocando o dedinho na boca dele para aliviar a sucção.
8- A maioria dos bebês que mamam deitados engolem menos ar, ou quase nenhum, não necessitando arrotar logo em seguida.


Em um próximo post falarei sobre as posições para amamentar, mas aqui já vai um resuminho.



Independentemente da posição que a mãe escolher para amamentar o bebê, é importante que ela esteja relaxada, confortável e bem apoiada, sem se curvar para frente ou para trás. O bebê, da mesma forma, tem que estar posicionado corretamente, com o corpo junto ao da mãe, na altura da mama, os quadris seguros e o pescoço levemente esticado. Cuidado com a posição da cabeça e do pescoço deles.

Espero que tenha ajudado a todas vocês!

Lembre-se que a amamentação pode ser trabalhosa no início, mas vale a pena insistir um pouquinho. Tanto mãe quanto bebê estão aprendendo.
Boa sorte mommys!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página