9/16/2015

O bebê com 3 meses

Resultado de imagem para bebe de 3 meses deitadoEssa fase é a fase de associações. Portanto mamãe, seu filho te ama, mas ele associa você a comida, rs. O Théo me vê e já agarra a blusa querendo peito! Aproveite esses momentos e faça outras associações, como a hora de tomar banho, a sequência, banho, massagem, troca de fraldas, brincadeiras e caminha. Faço isso com meu teteco e deu super certo.

Como o bebê com 3 meses já permanece mais tempo acordado e interessa-se pelo que existe ao seu redor, ele está bem curioso, então converse bastante com ele, ele está aprendendo a verificar de onde vem o som. Fale atrás da cabeça dele e veja se ele já vira a cabeça. É bem legal! Não esqueça de sempre falar o nome dele.
Especialistas recomendam que haja bastante estímulo por parte dos pais. Toda essa interação, fortalece os laços, principalmente em relação à segurança e conforto. 

Nesta fase:


  • O bebê com 3 meses já possui maior coordenação de braços, pernas e mãos, sendo capaz de movimentar os membros de forma simultânea, unir as mãos e abrir os dedos. 
  • Visão mais apurada e já olha nos olhos de outras pessoas.
  • Participa mais, balbuciando, sorrindo e olhando para as pessoas.
  • Aumento do elo com os pais, com as pessoas mais próximas que cuidam dele e familiares.
  • É capaz de seguir com os olhos 180º ao seu redor. Ao ser sustentado em pé, com os pés no chão, o bebê vai fazer força para empurrá-lo. Já abre as mãos, olha e brinca com elas.
  • já é capaz de sustentar-se sobre os braços e manter a cabeça e o peito levantados por alguns minutos.

Peso médio do bebê com 3 meses:


Meninos: 5.750kg – 61 cm de comprimento – 40,5 cm perímetro cefálico
Meninas: 5.500kg – 60 cm de comprimento – 39 cm perímetro cefálico

Em geral, os bebês nesta fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 750 g por mês, em média.

Sono do bebê com 3 meses


O sono do bebê de 3 meses começa a se regularizar. O relógio interno começa a sincronizar-se com o mundo à sua volta, podendo ser capaz de identificar a diferença do sono durante o dia e durante a noite.

Com esta idade, o bebê dorme um pouco menos, em média 15 horas por dia. As fraldas devem ser mudadas sempre que fizer cocô, pois perturba o sono, mas durante a noite, devem ser evitadas para que o sono não seja interrompido. Muitos bebês já podem dormir a noite toda, no entanto, os que estão sob alimentação exclusiva de leite materno podem ainda necessitar acordar a cada 3 horas para mamar.

Brincadeiras:

Resultado de imagem para bebe de 3 meses brincando
  • Deixe o bebê colocar a mão na boca, assim ele começará a conhecer texturas e a se interessar em pegar as coisas. Apenas fique de olho com o que está acessível ao bebê. 
  • Dê mordedores e outros brinquedos de cores vibrantes;
  • Coloque o bebê deitado de barriga para baixo, e fale com ele, mostre um brinquedo, estimule para que ele consiga levantar mais a cabeça. 
  • Leia livros para o bebê, varie o tom da voz, para ele perceber as emoções e expressões. 
  • Estimule o tato do bebê com diferentes materiais, como pelúcia, papel, feltro e tecidos diversos;
  • Faça massagens no bebê;
  • Prefira os brinquedos que são grandes, sem pontas, sem tinta para que não seja absorvida pela boca e fortes, para não serem quebrados. 
  • Com 3 meses, o bebê deve realizar passeios diários, ele está aprendendo com tudo que vê. Prefira passeios matinais, pelas 8h, ou no final da tarde a partir das 17 h, evitando sempre aglomerações.
Sempre estimule seu bebê, mas não apresse seu desenvolvimento. Deixa-lo muito estimulado também pode prejudicá-lo.

Beijinhos!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Total de visualizações de página